VALORIZAÇÃO DO SERVIDOR

Seplag entrega projeto de avaliação de servidor público para Seduc

Segunda-feira, 23 de dezembro de 2019 | Publicado às 23h05

A proposta será colocada em prática pela Secretaria de Estado de Educação, ainda em fase experimental, a partir do próximo ano

A A

A ideia central da proposta, que integra o projeto Desenvolvimento por Competências, é inovar na metodologia aplicada para avaliar o desempenho do servidor. - Foto por: Éverton Anunciação | Seplag

A Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), órgão central de gestão de pessoas do Executivo, entregou um projeto piloto de avaliação de desempenho do servidor público à Secretaria de Estado de Educação (Seduc), na última semana.?

A proposta foi recebida com entusiasmo pela pasta e deve ser implementada, em caráter experimental, a partir do próximo ano. O objetivo do novo modelo de avaliação é identificar as lacunas e as potencialidades para alocar o servidor no melhor local e fazer com que ele seja mais produtivo.??

“Trata-se de mais uma frente de trabalho da Seplag para modernizar o setor de gestão de pessoas do Estado e valorizar o funcionalismo público”, observou a secretária Adjunta de Gestão de Pessoas da Seplag, Miramar de Oliveira.

A ideia central da proposta, que integra o projeto Desenvolvimento por Competências, é inovar na metodologia aplicada para avaliar o desempenho do servidor. A partir de agora, além da avaliação feita pelo chefe imediato, o servidor fará a autoanálise. Do resultado desses dois fatores sairá uma média, que será considerada na elaboração do plano para desenvolver as competências técnica e comportamental desse profissional.

“O projeto inova a maneira de avaliar a entrega do servidor público, ao medir o seu desempenho no trabalho e diagnosticar os gaps [lacunas] que dificultam o seu desenvolvimento, tudo em um único formulário”, explicou a coordenadora de Desenvolvimento e Valorização Profissional da Seplag, Flávia Soares. “O foco desse trabalho é o desenvolvimento do servidor”, ressaltou.?

Segundo o superintendente interino de Gestão de Pessoas da Seplag, Flávio Peixoto, o projeto piloto será iniciado na Seduc de forma estratégica, já que o órgão representa 60% do funcionalismo ativo do Executivo. Em 2020, a ação deve ser expandida para outras secretarias.?

Na avaliação da titular da Seduc, Maioneide Kliemaschewsk, o projeto significa um avanço na área de recursos humanos. “Com ele nós conseguiremos ter todo um procedimento, organização e critérios específicos para uma avaliação de desempenho profissional, começando pelos profissionais que trabalham aqui na sede da Seduc”, disse.

Para a secretária Adjunta de Gestão de Pessoas da Seduc, Daniela Steinle, ele representa uma “quebra de paradigmas”. “Hoje, por falta de uma ferramenta nesse sentido, a progressão é automática. Essa ferramenta irá possibilitar que o servidor seja avaliado não apenas para ter uma pontuação, mas para que possa desenvolver um plano individual de desenvolvimento profissional em conjunto com seu avaliador”, completou Steinle.?