COPA 2014

Ministro do Esporte destaca avanços nas obras da Arena e esforço de MT para realizar Copa dentro da expectativa

Quarta-feira, 01 de fevereiro de 2012 | Publicado às 20h39

A A

Governador Silval Barbosa acompanha o ministro do Esporte, Aldo Rebelo, em visita às obras da Arena Pantanal - Foto: Guilherme Filho - Secom/MT

Ao som de Siriri, ritmo tradicional de Cuiabá, o governador Silval Barbosa e o ministro do Esporte, Aldo Rebelo, foram recepcionados na Arena Pantanal, na manhã desta quarta-feira (01.02), para uma vistoria nas obras. A visita faz parte uma agenda do ministro que tem como objetivo vistoriar a construção dos estádios nas 12 cidades-sede da Copa do Mundo de 2014.

Silval Barbosa destacou a satisfação de receber o ministro, que a partir de agora deverá visitar as cidades-sede da Copa a cada três meses, com a responsabilidade de vistoriar e coordenar os trabalhos. "Daqui a três meses, ele regressará a Mato Grosso e esperamos que não encontre só o estádio em outro estágio, mas também as outras obras", disse o governador.

Em seu discurso Aldo Rebelo destacou a alegria de poder testemunhar o esforço que Mato Grosso e Cuiabá têm feito para realizar a Copa do Mundo de 2014 à altura das expectativas do mundo e do País. "O Brasil não poderia realizar a Copa sem que uma das sedes fosse este Estado e esta Capital, que são representativos da cultura, da ecologia, do bioma e da economia do nosso País", frisou o ministro.

Além de uma arena esportiva, o novo estádio de Cuiabá será um complexo de lazer, que poderá recepcionar não apenas jogos de futebol, mas diversos eventos. Neste mês, a obra chega a 43% de serviços concluídos. Com isso, apesar do Governo Federal trabalhar com a expectativa da Arena Pantanal estar pronta para a Copa de 2014, o calendário das obras tem como prazo dezembro de 2012. "As obras para as Olimpíadas de Pequim ficaram prontas uma semana antes do evento. Estamos prevendo um ano e meio aqui", lembrou Rebelo.

Em sua passagem por Cuiabá, o ministro destacou que embora os jogos só aconteçam em 2014, o evento é uma grande oportunidade para o desenvolvimento econômico, tecnológico e científico do País. Isso se dá pela capacitação dos engenheiros e operários, à tecnologia empregada na construção civil e nas telecomunicações, à fabricação de equipamentos por empresas brasileiras, além da ampliação da capacidade hoteleira e do aeroporto, enumerou.

"A copa não é apenas um torneiro de futebol. É um grande desafio. É o maior evento do mundo, acompanhado por 3,5 bilhões a 4 bilhões de expectadores. Quando terminar, o País vencedor levará uma taça - e ela naturalmente ficará no Brasil, creio eu - mas aeroporto, obra de infraestrutura, VLT, tudo isso ficará no Brasil", defende Rebelo.

A visita às obras na Arena Pantanal também foi acompanhada pelos secretários de Estado Éder Morais (extraordinário da Copa 2014), José Lacerda (Casa Civil), Cesar Zílio (Administração), José Gonçalves Botelho (Planejamento e Coordenação Geral), Francisco Vuolo (Acompanhamento da Logística Intermodal de Transportes), Ságuas Moraes (Educação); Diógenes Curado Filho (Segurança Pública), a secretária-adjunta de Direitos Humanos, Vera Lúcia Araújo, e o presidente do Intermat, Afonso Dalberto.

Compareceram ainda o senador Blairo Maggi, os deputados federais Homero Pereira, Nilson Leitão e Eliene Lima; os deputados estaduais Carlos Avalone, Baiano Filho, Sérgio Ricardo; além dos prefeitos Francisco Galindo (Cuiabá) e Tião da Zaeli (Várzea Grande).


Fonte: CAROLINE LANHI - Redação/Secom-MT