SAÚDE

Secretaria de Saúde do Estado alerta os pais para calendário de vacinação

Quarta-feira, 01 de fevereiro de 2012 | Publicado às 20h30

A A

Lenine Martins - Secom/MT

A Secretaria de Estado de Saúde (SES/MT) faz um alerta aos pais para o calendário de vacinação da criança. O Ministério da Saúde (MS) ampliou o calendário básico de vacinação. A partir do segundo semestre deste ano, duas novas vacinas serão introduzidas, a vacina pentavalnte e a vacina injetável contra poliomielite com vírus inativado.

A vacina pentavalente acrescenta à vacina tetravalente a hepatite B. A pentavalente será aplicada em uma única dose, imunizando contra cinco tipos de doenças: difteria, tétano, coqueluche, haemophilus influenza tipo B e hepatite B. O ministério da Saúde (MS) está trabalhando na combinação das vacinas na eficácia da proteção a criança, a mais de uma doença em uma mesma dose.

A vacina inativada poliomielite (VIP) será aplicada nas crianças que estão iniciando o calendário vacinal (recém-nascidas). Já para aquelas que recebiam a vacina contra a pólio em gotas (com vírus atenuado) continua o mesmo programa do calendário de vacinação. A VIP será aplicada aos dois e aos quatro meses de idade enquanto a vacina oral, em gotas, será utilizada nos reforços, aos seis e quinze meses de idade e em campanhas de vacinação nacional.

A campanha anual contra a pólio neste ano de 2012 será dividida em duas etapas. A primeira a será realizada no dia 16 de junho. Todas as crianças menores de cinco anos receberão a dose oral da pólio, independente de terem sido vacinadas anteriormente.

Na segunda etapa, que ocorrerá em agosto, todas as crianças menores de cinco anos devem comparecer aos postos de saúde, levando o cartão de vacinação. A caderneta será avaliada para atualização das vacinas em atraso, essa etapa será chamada de "Campanha Nacional de multivacinação", e possibilitará que o país aumente as coberturas vacinais, atingindo as crianças de forma homogênea em todos os municípios.

A Vacinação com vírus inativado (VIP) vem ocorrendo em países que já eliminaram a doença,. Com a dose injetável o risco de contágio é quase nulo. O vírus ainda circula em 25 países e a Organização Pan-americana de Saúde (OPAS) recomenda que os países das Américas continuem utilizando a vacina oral, com vírus atenuado, até a erradicação mundial da poliomielite. Não só deve ser observado o calendário da criança, mas também adolescente adulto e idosos.

Calendário de Vacinação 2012:

Ao nascer- BCG ( Tuberculose) + Hepatite B
1 mês - Hepatite B
2 meses - Poliomielite (injetável) + DTP-HIB + Rotavírus + Pneumocócica 10 conjugada
3 meses - Meningocócica C
4 meses - Poliomielite (injetável) + DTP-HIB + Rotavírus + Pneumocócica 10 valente conjugada
5 meses - Meningocócica C
6 meses - Poliomielite (oral) + DTP-HIB + Hepatite B + Pneumocócica 10 valente
9 meses - Febre Amarela ( uma dose a cada dez anos )
12 meses - Tríplice Viral (sarampo, rubéola e caxumba) + Pneumocócica 10 valente
15 meses - Poliomielite (oral) + Tríplice Bacteriana ( difteria, tétano, pertussis) + Meningocócica C
4 anos - Tríplice Bacteriana ( difteria, tétano, pertussis) + Tríplice Viral (sarampo, rubéola e caxumba)
10 anos - Febre Amarela
11 a 19 anos - Hepatite B (1º, 2º, 3º dose) + dupla tipo adulto ( tétano, difteria- uma dose a cada dez anos) + Febre Amarela + Tríplice Viral (sarampo, caxumba, rubéola- duas doses e dose única se não tiver tomado anteriormente)
20 a 59 anos - Hepatite B (grupos vulneráveis) + Febre Amarela + DT (uma dose a cada dez anos)
60 anos - Hepatite B (grupos vulneráveis) + Influenza Sazonal (dose anual) + Pneumocócica 23 valente (dose única) + DT (uma dose a cada dez anos) + Febre Amarela (uma dose a cada dez anos).


Fonte: DAYANNI IDA - Assessoria/SES