VALORIZAÇÃO DO SERVIDOR

Seplag promove o compartilhamento de boas práticas entre setores de qualificação profissional do Estado

Quarta-feira, 04 de dezembro de 2019 | Publicado às 18h17

O 1° Encontro de Qualificação Profissional de Mato Grosso foi realizado nesta terça-feira (03.12), no Palácio Paiaguás

A A

A Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag), órgão central de gestão de pessoas no Estado, promoveu nesta terça-feira (03.12), no Palácio Paiaguás, o 1° Encontro de Qualificação Profissional de Mato Grosso. O evento teve como público-alvo as comissões setoriais de qualificação profissional, servidores licenciados para qualificação e unidades administrativas de ensino profissional do Executivo estadual.

O objetivo da realização foi promover a integração entre as unidades e a comissão central de qualificação profissional – a Seplag –, para a troca de experiências e boas práticas voltadas para os ambientes de aprendizagem e para o retorno dos investimentos aplicados pela administração pública no capital intelectual dos servidores.

De acordo com dados da Seplag, oito secretarias do Executivo possuem servidores licenciados para qualificação. Em números isso representa 2.673 servidores, licenciados pelo período de 2014 a 2022, ao custo aproximado de R$ 24 milhões investidos no desenvolvimento da força de trabalho.

“O objetivo foi promover a integração entre os setores e o compartilhamento de conhecimentos e experiências com o propósito de planejar políticas mais eficientes de retorno para o Estado do investimento aplicado no servidor”, disse a secretária Adjunta de Administração Sistêmica da Seplag, Eliane Albuquerque, que na ocasião representou a secretária Adjunta de Gestão de Pessoas do Estado, Miramar de Oliveira.

Palestras, painéis e roda de conversa fizeram parte da programação ao longo do dia. Representantes de escolas e centros de formação do Executivo participaram de uma roda de conversa, momento em que expuseram seus principais desafios e as boas práticas empregadas para superá-los.

A coordenadora de pós-graduação da Superintendência da Escola de Governo, Rozimeire Shimizu, ressaltou durante sua apresentação os benefícios da decisão de instalar a Instituição em sede própria. Além da economia de 800 mil ao ano com contrato de aluguel e outras despesas como contratos de limpeza e segurança patrimonial, ela destacou a atual localização da Escola de Governo, agora mais próxima dos servidores por estar situada no complexo do Palácio Paiaguás.

Segundo informações da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), sobre a qualificação profissional, somente neste ano foram registradas 106 progressões em nível de mestrado e 14 de doutorado.

IA no setor público

Na palestra "Tendências no uso de inteligência artificial e sua influência na requalificação da força de trabalho no setor público", o palestrante e gestor governamental, Washington Fernando da Silva, ponderou sobre a necessidade de programas educacionais para inserir os servidores públicos no novo contexto tecnológico. Segundo ele, estudos estimam que 50% das atividades desenvolvidas no serviço público serão realizadas por inteligência artificial (IA) nos próximos dez anos.

 “Será desafiador para as escolas de governo e para todas as áreas de gestão de pessoas aculturar servidores públicos à interação com tecnologias de inteligência artificial e da informação. Existe a necessidade, sim, de criarmos programas educacionais para trabalhar a alfabetização tecnológica para inserir o servidor neste novo contexto”, avaliou.

Conforme o pesquisador, as aplicações da IA no setor público tendem ao crescimento. Entre os benefícios dessa tendência mundial estão: reduzir o tempo de processamento, minimizar a carga e melhorar o fluxo de trabalho humano, aumentar a eficiência e a produtividade, ajudar a resolver problemas complexos, entre outros.

Outro tema abordado em palestra foi a "Governança e o programa de integridade na administração pública”, ministrado pela servidora pública e pesquisadora, Maykel Ponçoni. Na oportunidade, Ponçoni falou sobre a importância do compliance para as administrações públicas.  O método consiste em monitorar e assegurar que todos os envolvidos com uma empresa ou com a administração pública estejam de acordo com as práticas de conduta da mesma.

A pesquisadora lembrou, ainda, que a corrupção não está apenas em grandes contratos e alertou para os “pequenos” atos ilícitos cometidos no dia a dia que acabam sendo tratados com naturalidade. “Quem aqui nunca furou uma fila ou parou só por alguns minutos em uma vaga preferencial?”, questionou.

Para a coordenadora de Desenvolvimento e Valorização Profissional da Seplag, Flavia Soares, o objetivo do evento também foi agregar as áreas envolvidas para promover o dinamismo no poder público. “Nosso objetivo enquanto órgão central é pensar em políticas que atendam todos os setores do Executivo. A realização desse encontro é resultado de uma série de ações já encaminhadas pela secretaria e ainda temos muito mais para desenvolver”, acrescentou.

O evento foi realizado pela Secretaria Adjunta de Gestão de Pessoas, em conjunto com a Comissão Integradora de Desenvolvimento e Valorização Profissional – grupo formado pelas Secretarias de Educação (Seduc), de Fazenda (Sefaz), de Segurança Pública (Sesp), do Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea-MT) e pela Seplag (coordenadora-geral). A Secretaria de Saúde (SES) também foi parceira do evento.


Fonte: Nayara Takahara | Seplag