VALORIZAÇÃO

Escola de Governo capacita 580 coordenadores

Quarta-feira, 23 de outubro de 2019 | Publicado às 22h27

A previsão é qualificar 20 servidores de diversos órgãos do Estado a cada semana

A A

A Secretaria de Planejamento e Gestão, por meio da Superintendência da Escola de Governo, capacitará 580 coordenadores do Executivo por meio do projeto “Desenvolvendo Lideranças”. A qualificação busca desenvolver competências comportamentais dos atuais líderes, fomentar a melhoria dos processos gerenciais e aperfeiçoar as entregas das equipes.

O curso é a primeira capacitação na sede nova da Escola de Governo e teve início no dia 10 de outubro. Estão sendo qualificados em média 20 coordenadores por semana e a meta é que até o final do primeiro semestre de 2020 todos estejam capacitados.

A escolha de iniciar com os coordenadores foi feita com base em um levantamento realizado com todas as lideranças do Estado, em que detectou-se uma maior necessidade de capacitar primeiramente servidores que ocupam esses cargos. Posteriormente, serão qualificados os superintendentes.

Conforme o superintendente da Escola de Governo, Josué Ribeiro, tudo é estratégico para ter um melhor resultado. “Como são todos coordenadores eles trocam experiências diariamente. Por isso escolhemos começar com uma função única, porque estão no mesmo nível de tomada de decisão e a discussão flui melhor”, disse.

O projeto Desenvolvendo Lideranças faz parte do programa de “Liderança e Coaching”, instituído por meio do Decreto nº 1.065, de 27 de junho de 2017. Ele nasceu diante da crescente demanda de cursos voltados para o âmbito gerencial, que objetiva aprofundar, ampliar e consolidar a profissionalização dos gestores públicos para aumentar a qualidade dos serviços prestados ao cidadão.

Para a facilitadora Milena Mazzocco o projeto serve também para desmistificar a imagem que muitos têm do profissional coach, vendo-o apenas como motivador. Ela ressalta que o líder coach é o mais procurado pelo mercado para atuar nos cargos de liderança em uma instituição, seja pública ou privada, além de seu grande potencial na área de comunicação.

“O líder coach é o mais desejado pelo mercado porque ele traz as competências de liderança junto com as ferramentas profissionais. Então não tem nada a ver com motivação ou autoajuda. São práticas que são aplicáveis no ambiente de trabalho, como tríade do tempo que serve para planejar, administrar e organizar as atividades do dia a dia”, afirma.

Qualidade de Vida

Durante a realização da primeira turma, a escola de Governo entregou aos participantes mudas de plantas frutíferas e ornamentais com o objetivo de conscientizá-los sobre a sustentabilidade e a melhoria da qualidade de vida.

As mudas foram doadas pelo projeto “Verde Novo”, ligado ao Juizado Volante Ambiental do Poder Judiciário de Mato Grosso.

(Supervisão de Texto D’laila Borges)



Fonte: Éverton Anunciação | Seplag