Preservação de memória

Digitalização do acervo da Cúria Metropolitana tem Governo como parceiro

Quinta-feira, 22 de dezembro de 2011 | Publicado às 12h52

A A

Renan Moreno

"Um presente de natal", assim o Arcebispo Dom Milton Santos resumiu seu sentimento para o acervo digital eclesiástico intitulado "O arquivo da cúria metropolitana de Cuiabá", obra apresentada na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) na segunda-feira (19.12), que teve apoio fundamental da Secretária de Administração do Estado de Mato Grosso (SAD/MT) através da Superintendência de Arquivo Público de Mato Grosso, que disponibilizou uma equipe para a digitalização das documentações já desgastadas com o tempo.

A obra contém todas as documentações da Igreja Católica de Cuiabá, de 1745 á 1956. A primeira etapa foi conseguir catalogar as documentações e fazer a microfilmagem, muitas corriam o risco de quebrar, ao todo foram 174 rolos de filmes. Após essa etapa, a Superintendência de Arquivo Público começou o trabalho de digitalização e transformou os 174 rolos em 10 DVDs.

A coordenadora do projeto, Maria Adenir Peraro, ressalta a importância deste trabalho para a população, "Todos os documentos de mais de dois séculos estão nesses DVDs, ai tem trabalho para centenas e centenas de mestrados e doutorados." Para o Arcebispo Emérito Dom Bonifácio Piccinini, o que era preocupação virou uma grande satisfação "É um progresso maravilhoso. Os documentos precisavam ser organizados, tive que deixar digitalizar. Minha preocupação era em relação aos documentos estarem desgastados com o tempo e não sobreviverem a esse projeto, mas ocorreu tudo bem, foi à transformação da água para o vinho".

O Arcebispo Dom Milton Santos não conseguiu esconder sua emoção, e em agradecimento ao trabalho realizado, beijou a capa do DVD, "Não tem como avaliar o bem que construímos com este acervo digital, foi um grande desafio superado. Todos os nossos parceiros foram importantes para a conclusão da obra e que não paremos por aqui, ainda faltam os documentos de 1957 até os dias de hoje, este é mais um desafio a ser superado.".

Para o Superintendente de Arquivo Público do Estado de Mato Grosso, este trabalho foi importante para a manutenção da história da Cúria Metropolitana de Cuiabá, "È a contribuição do Estado para a preservação da memória deste acervo riquíssimo. A superintendência ficou honrada por resgatar esses documentos que corriam o risco de se perderem.".

A editora Entrelinha foi à responsável pelo design da Capa e dos DVDs. As copiam podem ser encontradas para pesquisa na editora da UFMT e na Superintendência de Arquivo Público.


Fonte: RENAN MORENO - Assessoria SAD