CUIABÁ 2014

Imagens áreas mostram avanço na construção da Arena Pantanal

Quarta-feira, 14 de dezembro de 2011 | Publicado às 18h47

A A

Edson Rodrigues/Secopa

O cenário dos jogos da Copa de 2014 começa a ganhar forma em Cuiabá com avanço na edificação dos setores oeste, leste e norte da Arena Pantanal. No canteiro de obras, 35% dos serviços já foram executados e a conclusão do novo estádio está mantida para dezembro de 2012.

Imagens áreas registradas pelo fotógrafo Edson Rodrigues evidenciam que o setor oeste já tem lajes fixadas em três dos quatro andares que serão construídos, além de já ter iniciado a fixação das peças de concreto (vigas-jacaré) que darão sustentação às arquibancadas.

As torres de acesso (escadas e elevadores) também já estão avançadas, caracterizado o setor oeste como o mais adiantado na etapa de edificação da superestrutura.

No setor leste, dois andares já têm lajes assentadas e as torres de acesso já podem ser visualizadas. Em fase inicial, o setor norte começa a ser configurado com a fixação dos pilares, vigas e lajes. É nesse setor que ocorrerá a instalação das primeiras estruturas metálicas, procedimento previsto para o primeiro trimestre de 2012, marcando uma nova etapa na construção da moderna arena multiuso.

A fábrica de pré-moldados também está em ritmo acelerado. Das 7.107 peças previstas, 70% já foram produzidas. O maior destaque é a fabricação de lajes (98%), seguida pelas vigas pré-moldadas (86%), pilares (70%), vigas-jacaré (38%) e arquibancadas (25%). "O volume de produção dessas peças é bastante significativo, especialmente neste momento que estamos erguendo os setores oeste, leste e norte da Arena Pantanal", explicou o secretário extraordinário da Copa do Mundo", Eder Moraes.

As etapas de drenagem e fundação estão praticamente finalizadas, incluído também a terraplanagem do campo de futebol, que tem 105 metros de comprimento por 68 de largura. O dois túneis de acesso para veículos estão bastante avançados, com destaque para o túnel leste que já esta em fase de conclusão.

Parte das estruturas metálicas das arquibancadas norte e sul também já está armazenada no canteiro de obras. Elas são desmontáveis, permitindo a redução de 30% da capacidade do estádio. A construção do novo Verdão emprega 650 pessoas em vários ramos da construção civil, número que deve chegar a mil trabalhadores no próximo ano.

ARENA PANTANAL

A obra do novo estádio de Cuiabá inclui a construção de uma arena esportiva e um complexo de lazer. O empreendimento terá capacidade para 43 mil espectadores e foi concebido para receber, além dos jogos de futebol, diversos outros eventos como shows, concertos, congressos e feiras que devem garantir a sustentabilidade financeira da arena.

Nos cenários nacional e internacional, o novo Verdão se destaca como um dos oito estádios brasileiros que buscam a certificação LEED (Leadership in Energy and Environmental Design), um sistema de certificação para verificar e atestar a qualidade ambiental de um empreendimento.

 


Fonte: RODRIGO AMORIM - Assessoria/Secopa