ESCOLA DE GOVERNO

Oficina do Futuro ensina controle financeiro a servidores da Seges

Terça-feira, 08 de maio de 2018 | Publicado às 17h34

Programa de Educação financeira prevê mais quatro palestras em maio, que visam despertar a consciência de servidores para o planejamento do futuro.

A A

A Secretaria de Estado de Gestão (Seges) recebeu na tarde desta segunda-feira (7) a Oficina do Futuro, atividade que mostra a importância do planejamento financeiro para o futuro dos servidores públicos. Esta é a quinta palestra do programa de Educação Financeira, realizado pela Superintendência da Escola de Governo em parceria com a Cooperativa de Crédito Sicredi.

Rosangela Silva Dantas, servidora do setor de Aquisições da Seges, foi uma entre os cerca de 40 participantes da oficina. Ela conta que sempre entendeu a necessidade de poupar para o futuro e já teve esse hábito, mas que com o tempo acabou deixando de poupar. “Com a palestra senti que foi um puxão para que eu volte a enxergar que tenho que pensar mais no futuro e agir”, conta.

“É muito importante saber o que fazer, e como fazer, quando for planejar as finanças em longo prazo.  Podemos observar que as finanças têm um peso grande no cotidiano, e que problemas financeiros podem atrapalhar o lado profissional, pessoal, e causar até depressão. Tudo isso pode ser evitado com educação financeira”, explica o secretario de Gestão, Ruy Fonseca. 

A oficina teve o intuito de envolver e sensibilizar os participantes sobre qualidade de vida no futuro, alcançada por meio do planejamento financeiro. Na atividade, os servidores são convidados a pensar no futuro, e neste processo, tomam consciência da necessidade de planejar desde já sua saúde financeira para a aposentadoria.

De acordo com facilitador da oficina, Diego Andre Teloken, a capacitação buscou dar condições aos participantes para que eles percebam a importância de agir o mais cedo possível para viabilizar desejos, aspirações e sonhos por meio de diversas ferramentas financeiras, como a poupança, a previdência privada, e investimentos. A oficina tentou despertar essa consciência sobre organização com as finanças nos servidores para que no futuro eles possam ter tranquilidade financeira.

Programação

Esta foi a primeira oficina das cinco programadas para o mês de maio. Na terça-feira (8) é a vez dos servidores da Secretaria de Ciência e Tecnologia (Secitec) receberem as orientações; no dia 9, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran); dia 10 a Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz) será atendida, e no dia 11, o Mato Grosso Previdência.

 


Fonte: Lorena Bruschi | Seges-MT