TECNOLOGIA

Terminais de autoatendimento facilitam acesso a serviços da Seges

Terça-feira, 24 de abril de 2018 | Publicado às 20h47

Estado disponibiliza totens para acesso a serviços essenciais da Seges sem fila. Os equipamentos ficarão na sede da Seges e da Superintendência da Escola de Governo, locais avaliados como de grande fluxo de servidores, a partir do dia 02 de maio.

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Utilizar tecnologia a serviço dos servidores públicos estaduais é o objetivo de dois terminais de autoatendimento adquiridos pela Secretaria de Estado de Gestão (Seges) para consulta e impressão de documentos essenciais, como o holerite, cédula C, extrato de férias e certidão de vínculo. Entre os serviços oferecidos ainda estão: consulta de processos e acesso aos cursos da Escola de Governo.

Os equipamentos ficarão na sede da Seges e da Superintendência da Escola de Governo, locais avaliados como de grande fluxo de servidores, a partir do dia 02 de maio. Até esta sexta-feira (27.04) um dos totens de autoatendimento está exposto na Arena Pantanal, durante a 13ª Caravana da Transformação.

Conforme o secretário de Gestão, Ruy Fonseca, o terminais fazem parte da modernização da instituição para atender da melhor forma as demandas dos servidores estaduais. “Vamos possibilitar que o servidor consiga de forma célere, sem sobrecarregar os setores de atendimento da Seges, para ter acesso aos documentos que precisa”, explica.

Funcionalidades

Por meio do acesso ao holerite, o servidor acompanha os descontos e o acréscimos salariais; a cédula C é o documento necessário para a declaração do Imposto de Renda; por meio do extrato de férias o servidor confere se há férias vencidas e quais meses gozou do benefício ou qual a previsão; a certidão de vínculo é documento essencial para comprovar o vínculo empregatício com o Estado; por meio da consulta de processos é possível verificar o andamento de documentos protocolizados no Executivo, e por fim a Escola de Governo disponibiliza também um tabela completa e atualizada dos cursos na plataforma.

Também com o intuito de facilitar o acesso do servidor e descongestionar o atendimento presencial da Seges foi lançado em 2017 o Portal do Servidor, que reúne holerite, cédula C, dados pessoais, histórico funcional, extrato de contribuição previdenciária, extrato de férias e de licença prêmio. Por meio das ferramentas o servidor acompanha pela internet a sua vida funcional.

Ainda buscando melhorar o ambiente tecnológico com a oferta de ferramentas que possam facilitar o dia a dia dos servidores estaduais, a ferramenta Wiki Gestão reúne informações técnicas sobre todos os setores da Seges de forma pública na internet, e serve também para hospedar conteúdo, como por exemplo o banco de Normas e Orientações Gerais e toda a legislação que rege os recursos humanos do Estado em um só local. O acesso está disponível pelo endereço www.wiki.gestao.mt.gov.br.


Fonte: Lorena Bruschi | Seges-MT