VIDA NOVA

Sefaz finaliza primeira ação do Programa de Orientação para Aposentadoria

Segunda-feira, 12 de dezembro de 2011 | Publicado às 18h06

A Secretaria de Fazenda de Mato Grosso (Sefaz-MT), por meio da Secretaria Executiva do Núcleo Fazendário (Senf), finalizou, na última semana, a primeira ação do "Vida Nova

A A

A Secretaria de Fazenda de Mato Grosso (Sefaz-MT), por meio da Secretaria Executiva do Núcleo Fazendário (Senf), finalizou, na última semana, a primeira ação do "Vida Nova - Programa de Orientação para Aposentadoria". Durante dois meses, 17 servidores fazendários recém-aposentados ou prestes a se aposentar participaram de nove oficinas para auxiliá-los no planejamento pós-carreira.

Na ocasião, por meio da realização de exercícios e dinâmicas, eles puderam obter informações, refletir e debater a respeito de temas de interesse nessa nova fase da vida: saúde, empreendedorismo, autoimagem, mercado de trabalho, opções de lazer, planejamento financeiro, aspectos previdenciários, legais, econômicos, sociais e comportamentais.

Coordenadas pela servidora fazendária e psicóloga Bruna Luise da Silva Santana e facilitadas por estagiários do décimo semestre de Psicologia da Universidade de Cuiabá (Unic), as oficinas foram direcionadas aos servidores recém-aposentados e àqueles com previsão de aposentadoria até o final de 2012.

No encerramento da primeira ação do programa, o secretário adjunto Executivo do Núcleo Fazendário, Benedito Nery Guarim Strobel, explicou que o programa integra a política da área de gestão de pessoas da Sefaz para fomentar o ser integral, ou seja, fomentar o servidor nas dimensões corpo, mente e espírito.

Ele ressaltou que um dos objetivos do programa é manter o nível de produtividade dos servidores nos últimos anos antes da aposentadoria. "O servidor passa a construir objetivos que extrapolam o período de vida funcional, passa a tratar isso como uma fase a ser transposta para alcançar novos objetivos, continuando a contribuir com o interesse público", argumentou Benedito Nery.

O adjunto salientou que, nessa fase, é preciso estabelecer novos sonhos e planos. "Frustrações na chegada da aposentadoria somente acontecem quando as pessoas deixam de viver em função de seus sonhos, sejam eles pessoais ou profissionais. Por isso, nessa etapa, é preciso que o servidor estabeleça novos sonhos para que possa desenvolver outros tipos de atividades, inclusive para complemento de renda", afirmou.

Com 32 anos de trabalhos prestados ao Estado e com aposentadoria agendada para março de 2012, a técnica da área instrumental do Governo, Dione Tereza Mattos, elogiou o programa. "Apesar de estarmos perto de nos aposentar, esse programa faz com que aumentemos o vínculo com a organização. Isso é muito gratificante", afirmou.

Aposentada há três meses, Cecília de Souza Ferreira também elogiou o programa. Aproveitou a oportunidade para ressaltar a importância das ações desenvolvidas na Sefaz para estimular a qualidade de vida do servidor. "Tenho pressão alta e fui incentivada pela equipe da GQV a adotar outros hábitos em favor da minha saúde, como praticar caminhada. Com a aposentadoria, esses hábitos têm me ajudado bastante a afastar a depressão. Estou muito feliz", afirmou.

A psicóloga Bruna Luise da Silva Santana argumenta que a falta de preparo para aproveitar essa nova fase da vida é uma das razões das consequências psicológicas, emocionais e até físicas que acometem os que se aposentam. Por isso, afirma a psicóloga, o planejamento do período pós-aposentadoria é fundamental para a manutenção da boa saúde física e mental do indivíduo. "A preparação adequada para aposentadoria só acontecerá se os servidores participarem ativamente de um programa de preparação para essa nova fase, identificando e explorando seus anseios e expectativas, bem como assumindo novas posturas e novos estilos de vida", destaca.

O programa é capitaneado pela Coordenadoria de Desenvolvimento Profissional (CDP), por meio da Gerência de Qualidade de Vida (GQV). Para 2012, outras ações estão previstas, tais como monitoramento da aposentadoria dos servidores e ampliação do alcance da iniciativa para as unidades do interior do Estado.

Também participaram do encerramento das primeiras atividades do programa a coordenadora de Desenvolvimento Profissional da Sefaz, Sonia Pesarini, o gerente de Qualidade de Vida da Sefaz, Romeo Benedito, a diretora de Aposentados e Pensionistas da Associação dos Funcionários da Fazenda de Mato Grosso (Affemat), Lenil de Jesus Amorim, e a secretária de Aposentados e Pensionistas do Sindicato dos Profissionais de Tributação, Arrecadação e Fiscalização do Estado (Siprotaf), Albina Maria Auxiliadora.

 


Fonte: LIGIANI SILVEIRA - Assessoria/Sefaz-MT