CARAVANA DA TRANSFORMAÇÃO

Cáceres terá orientações sobre direitos do consumidor na Caravana da Transformação

Quarta-feira, 28 de fevereiro de 2018 | Publicado às 18h16

Atendimentos de cidadania serão disponibilizados à população nos dias 1º, 2 e 3 de março

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O Procon Estadual, órgão vinculado à Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), participa nesta semana da 12ª Edição da Caravana da Transformação, realizada em Cáceres (225 Km a oeste de Cuiabá.) A ação, que ocorre na Cidade Universitária da Unemat (antigo aeroporto), iniciou no domingo (25.02), com atendimentos na área da saúde. De quinta-feira (01.03) até sábado (03.03) serão oferecidos os serviços de cidadania.

Dentre as atividades disponibilizadas pelo Procon na Caravana estão orientações sobre direitos e deveres do consumidor, registros de reclamação na plataforma www.consumidor.gov.br, palestras e ações de Educação para o Consumo, como atividades lúdicas e educativas com crianças e jovens e distribuição de materiais informativos e educativos.

Para o superintendente André Rondon Badini, o evento é uma oportunidade para que os consumidores e fornecedores possam receber orientações sobre direitos e deveres nas relações de consumo. Além disso, servidores do órgão auxiliarão os consumidores a registrar reclamações pela plataforma online, que tem a adesão de todas as instituições financeiras e empresas de telecomunicações. O consumidor pode consultar as empresas participantes da ferramenta pelo site www.consumidor.gov.br, explica.

Serão realizadas, ainda, palestras em escolas públicas estaduais sobre direitos básicos do consumidor, bem como palestra para fornecedores sobre adequação do comércio à legislação consumerista. A palestra para os fornecedores no município será ministrada pelo Procon Estadual, em parceria com o Procon Municipal, na quinta-feira (01.03), às 19h30min, no Centro Cultural de Cáceres.

Para facilitar o atendimento no Procon durante a Caravana, o consumidor deve ter em mãos os documentos pessoais (RG e CPF) e algo que comprove a relação de consumo, como a conta, extrato bancário, cupom fiscal, entre outros.

Além dos moradores de Cáceres, a 12ª edição da Caravana atenderá também a população de Araputanga, Curvelândia, Indiavaí, Glória D’Oeste, Mirassol D’Oeste, Lambari D’Oeste, Porto Esperidião, Reserva do Cabaçal, Rio Branco, Salto do Céu, São José dos Quatro Marcos, Figueirópolis D’Oeste, Jauru, Conquista D’Oeste, Pontes e Lacerda, Nova Lacerda, Vale do São Domingos e Vila Bela da Santíssima Trindade.

Serviço

O Procon-MT atende na sede estadual, na Avenida Historiador Rubens de Mendonça (do CPA), nº 917, Edifício Eldorado Executive Center – Bairro Araés, de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h, para registro de reclamações, audiências, consulta de processos e protocolo de documentos.

No posto do Ganha Tempo da Praça Ipiranga, o atendimento ao público também é de segunda a sexta-feira, das 07h30 às 18h30, no Várzea Grande Shopping, das 10h às 19h, e no posto do Ganha Tempo do CPA 1, de segunda a sexta-feira, das 08h às 18h. No posto da Assembleia Legislativa, o atendimento é de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h. Outras informações podem ser obtidas pelos telefones 151 ou (65) 3613-8500.


Fonte: Fernanda Moraes | Procon/Sejudh-MT