BPM DAY

Seges realiza evento de Gestão de Processos de Negócios

Sexta-feira, 24 de novembro de 2017 | Publicado às 16h50

A A

Nesta quinta-feira (23.11) foi realizado o 1º Business Process Management Day (BPM DAY) de Mato Grosso, evento que reuniu servidores de órgãos públicos e de empresas interessados em gestão de processos. O evento aconteceu no Auditório da Escola do Tribunal de Contas (TCE-MT) e contou com uma programação de palestras e casos de sucesso.

Organizado pela Secretaria de Estado de Gestão (Seges), o evento é uma realização da Associação Internacional de Profissionais da Área de Gerenciamento de Processos de Negócio (ABPMP). A missão é disseminar a Gestão de Processos de Negócio e apresentar a todos a importância em promover melhores resultados por meio do aperfeiçoamento dos processos, contribuindo para a entrega de seus serviços à sociedade.

Conforme o secretário adjunto de Gestão de Pessoas da Seges, Carlos Campelo, esse é um momento único que possibilita troca de informações e melhoria das práticas internas de processos nos órgãos estaduais. Ele ressalta que bons processos impactam diretamente nos serviços prestados ao cidadão, em áreas prioritárias como saúde, segurança e educação.

“Dentro dos novos desafios dos gestores públicos, um deles é buscar alternativas para trabalhar com processos com início, meio e fim. Para termos mais resultado, em menos tempo, com menos custos, e oferecendo um serviço em tempo ideal”, explica o gestor sobre a aplicação da gestão de processos.

Diógenes Curado, secretário de Planejamento do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso (TCE), conta que o órgão trabalha várias frentes de qualidade de gestão, e uma delas é a gestão de processos.

“O Tribunal dá todo o apoio para a melhoria de processos. Essa mudança de paradigma melhora a gestão de processos, e no final, uma entrega melhor pra sociedade. E isso vai de encontro com o objetivo do Tribunal que é melhorar a administração pública”, ressalta.

Mauricio Bittencourt, fundador da ABPMP no Brasil, foi um dos cinco palestrantes do evento e abordou a Transformação Digital de Processos, Casos e Decisões. Ele trabalha há mais de 20 anos nas áreas de Tecnologia da Informação e Gestão Empresarial. Conforme o palestrante, já foram realizados quase 100 eventos como este em todo o país desde 2008.

“Esse evento é fundamental, pois quem sobe no palco é um praticante de BPM. As empresas públicas causam mais impacto social e a gente gosta muito de ver isso, a disciplina gerencial aplicada ao poder público”, conta.

O evento foi marcado também pela posse do novo gestor regional de Mato Grosso da ABPMP, Christian Lira, que assume no lugar da Kenia Kesia.

O evento contou com a parceria do Ministério Público Estadual (MPE), TCE-MT, Tribunal de Justiça (TJ-MT), J2A Consultoria, Comunicação Visual C.A.V., Faculdade Faipe e Instituto Cuiabano de Educação (ICE).

 


Fonte: Lorena Bruschi | Seges-MT