SAÚDE E SEGURANÇA

Servidor que sofrer acidente do trabalho deve relatá-lo por meio de formulário

Terça-feira, 14 de novembro de 2017 | Publicado às 18h56

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O servidor estadual que sofrer qualquer acidente no ambiente de trabalho deve registrar por meio do Formulário de Comunicação de Acidente e Agravos à Saúde do Servidor (CASS), disponível no site da Secretaria de Estado de Gestão (Seges). O formulário tem o objetivo de registrar dados que possibilitam a promoção da saúde e segurança no ambiente de trabalho, aponta a psicóloga e gerente de Saúde e Segurança do Trabalho, Sandra Aparecida Donati Silverio.

É uma ferramenta que possibilita registrar um conjunto de informações acerca do acidentado, do acidente de trabalho, da doença profissional ou do trabalho com a finalidade de analisar suas causas, circunstâncias e consequências, proporcionando o planejamento de ações com o objetivo da promoção, proteção, prevenção, vigilância e recuperação da saúde do servidor", alerta a gerente.


O mais importante, conforme a gerente, é saber com o auxílio dos dados levantados por meio da ferramenta, se os servidores estão adoecendo por causas comuns, ou em razão das suas condições de trabalho. A partir daí, será possível promover ações para sanar falhas ou lacunas na segurança e saúde apontadas pelos servidores.


Este é um trabalho novo, em 2015 foi criado o formulário. A intenção agora é que ele seja difundido e possa ajudar obtenção de dados que subsidiem políticas públicas de melhoria do ambiente de trabalho no âmbito estadual e também a prevenção, conta Sandra.

O formulário é uma das medidas que faz parte da Política de Segurança do Trabalho. Os servidores que tiverem dúvidas devem procurar a setorial de Saúde e Segurança do seu órgão. Para acessar o formulário basta clicar AQUI.



Fonte: Lorena Bruschi | Seges-MT