PATRIMÔNIO

Encontro reúne servidores para orientação sobre inventário de bens

Sexta-feira, 10 de novembro de 2017 | Publicado às 22h09

Cerca de 50 servidores responsáveis pelos setores de patrimônio dos órgãos estaduais participaram da reunião com instrução sobre inventário e controle de bens públicos.

A A

A Secretaria Adjunta de Patrimônio e Serviços da Secretaria de Estado de Gestão (Seges) realizou na tarde desta quinta-feira (09), no auditório Ponce de Arruda, uma reunião com cerca de 50 servidores responsáveis pelos setores de patrimônio dos órgãos estaduais para instrução sobre inventário e controle de bens públicos.

A intenção é sensibilizar os setores da importância de realização do inventário dos bens móveis e imóveis de todos os órgãos, e também sobre o prazo para o fechamento do balanço anual de bens, conta a coordenadora de Patrimônio e Materiais da Seges, Rubiani Freire Alves.

“Esta é uma ocasião em que vamos orientar os servidores para que eles possam cumprir os prazos de entrega do relatório de bens, e também mostrar que é importante para o Estado ter o inventário atualizado para facilitar a gestão desses bens”, explica a coordenadora.

O prazo para entrega do balancete está previsto no Decreto Nº 1.236, de 27 de outubro de 2017, e deverá ser feito junto com o Balanço Anual.  Conforme a legislação, cada órgão deve instituir uma comissão de servidores públicos, preferencialmente efetivos, para proceder ao inventário dos bens permanentes existentes sob guarda ou responsabilidade da unidade gestora, tanto os de consumo, quanto os bens permanentes.

Sistema de disponibilização de bens

Na ocasião foi apresentado também um novo sistema de disponibilização de bens, que deverá atuar facilitando a gestão do patrimônio e a melhor utilização de recursos públicos.

Por meio da plataforma digital, mesas, cadeiras, entre outros itens, que não estiverem mais sendo utilizados por um setor poderão ser colocados a disposição para tender outro setor, e até outro órgão, conta o gerente de Materiais, Marcelo Souza Fernandes.

 


Fonte: Lorena Bruschi | Seges-MT