SEAP

Seges moderniza Sistema de Administração de Pessoas

Sexta-feira, 29 de setembro de 2017 | Publicado às 20h45

A A

A Secretaria de Estado de Gestão (Seges) está implementando um projeto de modernização do Sistema Estadual de Administração de Pessoas (Seap). Entre as principais melhorias estão a inclusão dos empregados públicos no sistema e adequações para atender à implantação do eSocial no Estado. 

As melhorias são possíveis pela celebração do contrato 006/2017, entre a Seges e a empresa Techne, visando que o órgão tenha direito a todas as implementações que a empresa realizou no sistema.


Conforme a secretária Executiva de Gestão, Adriana Araújo Feitosa, o atendimento do eSocial, por exemplo, é um exigência nacional, e com o contrato vigente, será possível atender a esta demanda com a migração dos dados a partir de julho de 2018.

 

"Está prevista também a capacitação de todos os servidores do setor responsável pelo desenvolvimento do Seap para que sejam familiarizados com a tecnologia e o Estado possa ter mais autonomia para gerir o sistema. O efetivo domínio do código fonte pelo Estado é a maior contribuição do projeto", conta.


Para o secretário adjunto de Gestão de Pessoas, Carlos Campelo, o servidor e a sociedade só têm a ganhar, pois com a modernização, é possível que as informações estejam disponíveis no tempo certo, sem atrasos, dentro das necessidades da vida funcional do servidor.


O eSocial é o Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas (eSocial). Por meio desse sistema, os empregadores passarão a fornecer ao Governo Federal, de forma unificada, as informações relativas aos trabalhadores, como vínculos, contribuições previdenciárias e folha de pagamento, entre outras informações.

Tecnologia

 

Conforme o coordenador do projeto de modernização do Seap, Ronaldo Rodrigues da Silva Costa, a nova plataforma do sistema adquirida pelo Governo do Estado está em Java, linguagem padrão em desenvolvimento de sistemas robustos utilizados no mundo todo. O projeto permitirá que a equipe da Seges se capacite e gerencie, trazendo mais autonomia e controle da gestão do sistema pelo Estado.

 

“Esse é o grande diferencial. A atualização em Java representará uma mudança significativa principalmente para o usuário final. Por se tratar de uma versão totalmente web, quem estiver usando o sistema para atualização, inserção ou qualquer outra execução vai ter muito mais facilidade e agilidade nos processos”, explica.

 

Atualmente, o Seap tem várias opções de módulos à disposição, o que inclui informações sobre vida funcional do servidor, perícia médica, concurso público e avaliação de desempenho. No entanto, o Estado implementou de forma mais completa, apenas o módulo de gestão da folha de pagamento pelo sistema. A expectativa é a utilização de todo seu potencial.


Fonte: Lorena Bruschi | Seges-MT