SETEMBRO AMARELO

Palestra do CVV alerta para a prevenção do suicídio

Quarta-feira, 13 de setembro de 2017 | Publicado às 22h34

A A

Aconteceu na tarde desta quarta-feira (13.09) a palestra do Centro de Valorização da Vida (CVV) “Uma conversa pode salvar uma vida”, como parte da programação do Setembro Amarelo da Secretaria de Estado de Gestão (Seges).

Conforme o coordenador do CVV de Cuiabá e palestrante, Joimmyr Hellensberger, o objetivo da palestra é levar o conhecimento de que o suicídio tem prevenção, principalmente nos casos de saúde mental, para que as pessoas possam dar mais atenção ao sinais de que alguém está precisando de ajuda.

Ele cita pessoas que no ambiente de trabalho estão sempre tristes, muitas vezes fazendo reclamações do cotidiano ou até mesmo que não interagem. Qualquer sinal é um momento de conversar com o amigo ou colega, sem julgar, apenas ouvir o que ele tem a dizer, comenta.

 “Muitas pessoas acham que porque não pensam em suicídio, não devem procurar o CVV. Estamos disponíveis para tudo, uma conversa em um momento difícil, para ouvir”, explica o coordenador.

Para a servidora da Coordenadoria de Perícia Médica da Seges, Lidiane Moura, a palestra foi muito interessante, pincipalmente por informar que há um curso para voluntários do CVV. O curso acontecerá nos próximos 12 domingos, na sede do CVV na Rua Comandante Costa, Centro.

“Importante saber escutar, realmente estar atento ao outro, e isso faz uma diferença muito grande. Principalmente onde eu trabalho, vem muitas pessoas para fazer perícia que acabam desabafando”, conta a servidora.

O CVV tem vários canais para quem tiver interesse entrar em contato pelo telefone (65) 3321-4111, ou pelo site www.cvv.org.br.

Programação

Os próximos eventos do Setembro Amarelo da Seges são:

20/09 - 14h às 16h30min - Filme “Como eu Era antes de você” com debate. Local: Auditório da Seges. 

28/09 das 17h30min às 18h15min - 1ª Caminhada pela vida do outro. Local: Parque das Águas

 

18h30min às 19h – Encerramento. Local: Auditório da Seges.


Fonte: Lorena Bruschi | Seges-MT