ARQUIVO PÚBLICO

Exposição itinerante e palestra sobre guarda de documentos acontecem em Barra do Garças

Quarta-feira, 09 de agosto de 2017 | Publicado às 19h29

A A

 

A Superintendência do Arquivo Público, ligada à Secretaria de Gestão de Mato Grosso (Seges), ofereceu em Barra do Garças durante os dias “D”, 04 e 05 de agosto, da oitava Caravana da Transformação uma programação que incluiu a exposição “Mato Grosso em Documentos”, e a palestra sobre a Gestão de Documentos do Poder Executivo, no dia 04, das 16h ás 18h.

O professor de matemática Luiz Alberto, que foi um dos professores que levaram suas turmas escolares para visitar a exposição do Arquivo Público, destaca a importância das crianças conhecerem a história de Mato Grosso.

 “Mesmo que algum ainda sejam muito novos para entender determinados assuntos, a exposição leva um breve conhecimento e desperta o interesse das crianças sobre história do estado, pra que futuramente, tenham um conhecimento mais completo sobre sua composição”, conta.

O estudante Pedro Henrique de Oliveira, está prestes a tentar o vestibular para medicina, e conta que ao estudar para o vestibular, a história de Mato Grosso chamou sua atenção e despertou o interesse.

"Aqui no estande o instrutor me explicou melhor algumas questões. A história de Mato Grosso é muito interessante, gostei muito de ver os jornais antigos e o contexto político da época da separação do estado com Rondônia (1943) e de outras épocas. É muito importante saber sobre a história do nosso estado", acredita o estudante.

A Superintendente do Arquivo Público, Vanda da Silva, afirma que o estande foi bem movimentado, e que desde alunos, professores, moradores locais, e idosos que vieram realizar o tratamento oftalmológico, até indígenas buscando informações sobre a história do seu povo visitaram a exposição “Mato Grosso em Documentos”.

“As pessoas se identificam com aquele documento, com o que está sendo exposto, e expõem também as suas memorias e o estande propicia essa troca de informação com a comunidade”.

A exposição contou com um mapa da população de Cuiabá de 1795 e dos terrenos de erva mate em Mato Grosso de 1889, fotografias aéreas de cidades como, Itiquira de 1939, e Vera de 1973 e recortes de jornais da década de 70 referentes a divisão do estado que deu origem ao Mato Grosso do Sul, são alguns dos vários registros históricos que podem ser observados nos painéis da Exposição.

Palestra

Pela primeira vez a Caravana recebe a palestra sobre a Gestão de Documentos do Poder Executivo, que atendeu servidores do Corpo de Bombeiros e da Polícia Judiciária Civil (PJC) de Barra do Garças. Conforme a superintendente do Arquivo, essa é uma oportunidade de fomentar a gestão correta de documentos.

“As pessoas não olham esse assunto com a devida importância, e devemos fomentar sim a preservação não só de documentos, mas da informação do poder executivo. Entendo que é uma função do Espaço do Servidor também trazer a capacitação e informação para o interior”, conta Vanda Silva.

Esta é a primeira vez que o servidor da PJC, Clodoado Barbosa assiste a uma palestra que aborda a gestão de documentos e o sistema de protocolo central estadual.

 

“O arquivo público vir até nós com as informações é um diferencial. Ir a Cuiabá para receber esse curso demandaria muito tempo, e nós não temos condições de sair da delegacia a qualquer momento. Além disso, quando vamos a Cuiabá, vamos em grupos menores. Quando é aqui todo mundo vem”, afirma o servidor.


Fonte: Alline Barros e Lorena Bruschi | MT Prev/Seges-MT