Gestão

Grupos de Trabalho apresentam ações estratégicas de Gestão de Pessoas

Quinta-feira, 03 de agosto de 2017 | Publicado às 21h33

Melhorias incluem capacitação, revisão da legislação vigente e ações de padronização de procedimentos

A A

Os Grupos de Trabalho da área de Gestão de Pessoas coordenados pela Secretaria de Estado de Gestão (Seges) apresentaram na tarde desta quarta-feira (02.08) o resultado dos trabalhos e as ações a serem executadas para melhorar os trâmites e trazer resultados positivos na área de Gestão de Pessoas do executivo estadual.

Para o secretário adjunto de Gestão de Pessoas, Carlos Campelo, o projeto demonstra o interesse do servidor em mudar e transformar efetivamente o estado. Foram formados oito grupos, um executivo, e outros sete de trabalho, com a intenção de levantar os problemas dos setores e propor soluções.

“O servidor e a sociedade só têm a ganhar, vamos trabalhar com mais qualidade, menos esforço, mais integridade e tempestividade, ou seja, no tempo certo disponível pelo servidor. Tudo começa a partir do momento que o servidor acredita no projeto, que pode fazer a diferença”, explica.

Conforme o secretário, a capacitação foi apresentada como uma solução para muitos problemas enfrentados e deve ser uma solução rápida e com efeito imediato na rotina dos Recursos Humanos de todo o executivo estadual.

Grupos de trabalho

Uma das propostas da equipe de Desenvolvimento, coordenada pela servidora da Seges, Mariedith Mendes Castro, é complementar a legislação para que o servidor que passe por capacitação possa dar aulas na Escola de Governo e receba certificação, incentivo e possa ajudar aos colegas servidores.

“Conseguir o facilitador, que pode ir lá e compartilhar o conhecimento com a gente certamente será um grande passo. Não vejo forma de melhorar se não capacitar”, explica.

Já o grupo de Saúde e Segurança do Trabalho, coordenado pelo servidor Flávio Jabra Peixoto, apontou que em sete reuniões realizadas foi possível fazer o diagnóstico sobre a situação dos setores nos órgãos, estrutura e ações que podem ser executadas. Entre os apontamentos está a necessidade de mais profissionais técnicos em Saúde e Segurança do Trabalho e médicos do trabalho.

“Os grupos de trabalho vieram em um momento crucial. Poder estar mais próximo das setoriais nos auxilia a estar diante da realidade de cada órgão e possibilita pensar com mais clareza em ações práticas que irão auxiliá-los na implantação da saúde e segurança no ambiente de trabalho”, acredita o coordenador.

Conforme a coordenadora do Grupo de trabalho Provimento, Angela Maria de Souza Silva, o controle automatizado de toda a vida funcional do servidor é o objetivo principal das ações do grupo. Um dos apontamentos foi a proposta de modificar a Lei 04/90, pra que o servidor utilize todas as suas férias e licenças prêmio antes de se aposentar, gerando assim economia ao Estado, e a garantia do direito do servidor de usar seu benefício.

Também apresentaram o resultado do trabalho os subsistemas: Aplicação, coordenado pelo Vitor Paulo Souza; Folha de Pagamento, dividido entre Seap, sob coordenação de Ronaldo Silva Costa, eSocial, Marcel Belém de Souza; e Monitoramento, coordenado por Felix Lauton Silva.

 


Fonte: Lorena Bruschi | Seges-MT