QUALIFICAÇÃO

Escola de Governo capacita servidores em banco de dados do IBGE

Quarta-feira, 02 de agosto de 2017 | Publicado às 19h42

A A

A Secretaria de Estado de Gestão (Seges), por meio da Escola de Governo, está realizando durante esta semana, em parceria com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, uma capacitação em banco de dados no Sistema IBGE de Recuperação Automática (SIDRA). O curso teve início na última segunda-feira (31) e se estende até a próxima sexta-feira (04).

O curso visa qualificar servidores do Poder Executivo no ambiente de buscas do SIDRA e possibilitar aos técnicos trabalhar com a base de dados do IBGE como forma de gerar dados e informações para a elaboração de planos de ação e políticas públicas específicas.

A qualificação está sendo facilitada por analistas do IBGE. Entre os temas abordados estão conhecimento sobre pesquisas realizadas e capacidade de extrair do site do IBGE, informações geográficas e estatísticas nos mais diversos campos de conhecimento, a exemplo de educação, saúde, trabalho, renda, desocupação, economia, agricultura, pecuária, dentre outros.

 

Também estão sendo abordados conhecimentos das diversas pesquisas do IBGE que geram capacidades de encontrar os dados e gerar tabulações específicas, desenvolvendo habilidades de construção de tabelas para atendimento de informações para elaboração de políticas públicas.

 

Os professores apresentam, por exemplo, pesquisas realizadas pelo Instituto que abrangem temas considerados transversais, inclusive mostrando como acessar esses resultados. Entre esses temas estão ética, saúde, meio ambiente, orientação sexual, trabalho e consumo e pluralidade cultural.

 

 

A capacitação aos servidores públicos de Mato Grosso fez-se necessária devido ao fato de que o Instituto realiza estudos em várias áreas, fazendo um importante retrato da realidade brasileira. Um dos meios de divulgação é o seu site institucional e um dos bancos de dados mais utilizado é o SIDRA. Deste modo, o entendimento da estrutura desta ferramenta traz importante contribuição para o usuário, a subsidiar com informações estatísticas e geográficas oficiais os estudos, projetos e demais demandas inerentes.


Fonte: D`Laila Borges/Seges