Parceria

Reforma do Cridac será acompanhada pela Secretaria de Gestão

Terça-feira, 06 de junho de 2017 | Publicado às 18h44

Foi anunciado, nesta segunda-feira (05.06), o início da manutenção do complexo do Centro de Reabilitação Dom Aquino Corrêa (Cridac).

A A

Foi anunciado, nesta segunda-feira (05.06), o início da manutenção do complexo do Centro de Reabilitação Dom Aquino Corrêa (Cridac). A obra faz parte do pacote de 23 unidades de saúde de Mato Grosso que receberão melhorias e que serão fiscalizadas pela Secretaria de Estado de Gestão (Seges), por meio da Superintendência de Patrimônio.

A entrega da revitalização da praça central do Cridac, que ocorreu no evento em que o Governo entregou cadeiras de rodas para 300 pacientes do Centro, marcou o anúncio da manutenção.

Conforme a secretária interina de Gestão, Adriana Araújo, a gestão dos contratos é toda feita pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT). Apenas o acompanhamento da execução é feito pela Seges, com a intenção de cobrar o cumprimento dos cronogramas de entrega. "As ações da Seges estão voltadas ao pedido do governador de que a saúde seja prioridade para o Estado. Nossa missão é essa, dar apoio institucional para que as finalísticas cumpram seu papel com a sociedade", explica.

O contrato total é de R$ 5 milhões para a manutenção de 23 órgãos de saúde. De acordo com o documento, estão em execução obras para manutenção dos telhados, pintura e piso, além da revisão das redes lógica, hidráulica, elétrica e de telefonia.

O prazo para entrega, segundo o secretário-adjunto de Patrimônio e Serviços da Seges, Robson Gonçalves de Lima, é de até 90 dias após o início da obra. "Estamos acompanhando de perto essas obras tão importantes para o cidadão. No caso do Cridac, não se tem notícias de que nos últimos 20 anos houve alguma reforma ou revitalização dos prédios", conta.

O Centro de Reabilitação possui 160 servidores. Criado em 1976, faz parte da rede de cuidados da pessoa com deficiência no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).

Parceria

Das 23 unidades de saúde, 16 são descentralizadas e sete são hospitais regionais. A medida foi oficializada por meio de uma portaria conjunta entre a Seges e a SES-MT, publicada em abril deste ano. A norma designou servidores das duas instituições para fazer o acompanhamento, com realização de visitas in loco, para a verificação da conformidade da obra com os projetos técnicos e normas.

Já foram entregues à população até agora parte do prédio onde funciona o Tratamento Fora de Domicílio (TFD), Coordenação de Regulação e Gerência de Apoio ao Complexo Regulador, Coordenação de Transplante, Home Care, Central de Regulação de Exames de Alta Complexidade, Assessoria Técnica do Sistema Nacional de Regulação (Sisreg), com Núcleo de Educação Permanente e Central de Regulação de Leitos Hospitalares, além do Serviço de Atendimento Móvel de Urgências (SAMU).


Fonte: Lorena Bruschi | Seges-MT