60° EDIÇÃO

Reunião do GDFAZ é realizada em Mato Grosso

Segunda-feira, 10 de abril de 2017 | Publicado às 19h08

Durante o evento foi destacada a importância do servidor como protagonista na instituição pública

A A

Representantes de 17 estados estiveram reunidos, nos dias 06 e 07 de abril, para discutir as ações de aprimoramento e fortalecimento do papel estratégico da gestão de pessoas nas unidades federadas. O encontro ocorreu durante a 60ª Reunião do Grupo de Desenvolvimento do Servidor Fazendário (GDFAZ), realizada no Hotel Fazenda Mato Grosso, em Cuiabá.

Durante a abertura, a coordenadora do GDFAZ, Iolanda de Carvalho Barbosa, afirmou que a harmonia do grupo facilita a disseminação do trabalho em todos os estados. “É importante essa proximidade entre os participantes para que se desenvolvam projetos de qualidade aos servidores, incentivando-os e mostrando a necessidade de cada um entender seu verdadeiro papel na instituição”, disse.

Logo após a abertura, o projeto de Mapeamento Comportamental dos Gestores Públicos de Mato Grosso foi apresentado aos participantes. Desenvolvido pela empresa Ólami Expertise em Pessoas e Recursos Humanos, o plano mapeou mil gestores do Poder Executivo Estadual, sendo 100 deles da Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz-MT). “O projeto é uma inovação que queremos apresentar para os demais estados participantes que, por ventura, queiram utilizar como exemplo e aplicar no âmbito da secretaria em seus estados”, explicou a coordenadora de Gestão de Pessoas da Sefaz, Ingrid Zattar.

Durante o evento, foram discutidos diversos temas, entre eles a elaboração de manuais, como o de Gestão por Competência, por exemplo. As Secretarias de Fazenda de Pernambuco, Rio Grande do Sul e Mato Grosso desenvolveram o manual e aguardam a validação para apresentarem o projeto na 16ª Reunião do Comitê dos Secretários de Estado da Fazenda (Comsefaz) que será realizado no mês de julho deste ano, em Minas Gerais.

Outros manuais com temas que abordam a gestão de pessoas também foram concluídos durante o GDDFAZ e os mais votados pelo grupo serão desenvolvidos para novas apresentações e debates.

Para Mato Grosso, sediar esta edição do GDFAZ foi uma oportunidade de divulgação dos potenciais do estado para os participantes, como afirmou Ingrid Zattar. “Foi uma excelente oportunidade para apresentarmos nossa cultura, nosso pontos turísticos, com suas belezas naturais. Para isto, oferecemos aos participantes passeios para conhecer a cidade de Cuiabá, sua história e suas pessoas, além de Nobres, Chapada dos Guimarães e o Pantanal. É uma forma de divulgar nosso estado para todo o Brasil, por meio dos participantes”, afirmou a coordenadora.

GDFAZ

O GDFAZ é formado por representantes das Secretarias de Fazenda de todo o Brasil que cuidam da gestão de pessoas. Os encontros ocorrem três vezes ao ano, nos meses de abril, agosto e novembro, em estados diferentes.

A diretora da Escola de Administração Fazendária do Ceará e facilitadora do GDFAZ, Margarida Souza, ressaltou que há uma base de integrantes que participam permanentemente, porém, às vezes, ocorrem mudanças e os que chegam se integram com facilidade. “Nosso grupo é muito fácil de interagir e estamos sempre prontos a receber bem os que chegam para fortalecer nosso trabalho. Há um comprometimento muito forte entre todos os participantes na produção dos manuais e projetos e na disseminação deste trabalho nas diversas secretarias”, disse.


Fonte: Marinha Soares | Sefaz/MT