SDO

Seges realiza workshop para elaboração do manual técnico de processos e procedimentos

Quinta-feira, 09 de março de 2017 | Publicado às 17h00

A A

A Secretaria de Estado de Gestão (Seges), por meio da Superintendência de Desenvolvimento Organizacional realizou na última terça-feira (07.03) o Workshop de Validação da Cadeia de Valor com o objetivo de elaborar o Manual Técnico de Processos e Procedimentos da Seges. A SDO está coordenando os trabalhos, os quais estão sendo desenvolvidos pelo Grupo de Trabalho composto por servidores de todas as superintendências do órgão. 

Durante o encontro foi apresentada a cadeia de valor para validação aos secretários-adjuntos, superintendentes e coordenadores. A partir de agora, o GT começará a fazer as entrevistas com as equipes da área funcional e realizará o mapeamento de processos com prazo de entrega até outubro deste ano quando será elaborado relatório com as sugestões de melhoria e o Manual Técnico de Processos e Procedimentos conforme o Decreto n°762/2016 Seges. 

Para a Superintendente de Desenvolvimento Organizacional, Maria Teresa de Melo Vidotto, é importante definir a cadeia de valor para atender aos anseios estratégicos. "São esses indicadores que irão mensurar os processos e as metas e direcionar o desempenho e os resultados desejados para os processos. A cadeia de valor habilita a visão estratégica, apóia a reflexão de definição do posicionamento, tem foco na entrega de valor e aumenta a capacidade de gestão. Ela consiste em um conjunto de macroprocessos que agregam valor à organização”.

A metodologia de gestão por processos permitirá estruturar a sequência de trabalhos desenvolvidos, visando a análise dos processos, como forma de promover a permanente busca da melhoria contínua. 

Neste manual constarão produtos da pasta como gestão de documentos, gestão de pessoas, patrimônio e serviços, aquisições, folha de pagamento, arquivo público, Escola de Governo e Imprensa Oficial. 

A intenção da Secretaria é aglutinar toda a rotina de trabalho neste documento, onde contenha uma visão geral com seus macroprocessos, processos e produtos. Esta padronização, além de documentar os procedimentos, servirá de suporte para novos servidores e auxiliará no acompanhamento de gestão, pois a partir dessa definição dos trabalhos, poderá ser feito o monitoramento do desempenho da produtividade.

 

Com este manual a Secretaria espera melhorar a comunicação e o inter-relacionamento entre os órgãos do Estado. “Muitas vezes os gargalos que temos é porque os setores não se comunicam, precisamos deixar de pensar em nossos setores e pensar nos processos e procedimentos como um todo. É isso que vamos implantar com este manual”, destaca o titular da Seges, Julio Modesto.