CAPACITAÇÃO

Seges capacita 64 servidores em gestão de combustíveis

Segunda-feira, 20 de fevereiro de 2017 | Publicado às 21h57

O curso ofereceu informações sobre a descentralização de contratos, prevista no Decreto 742/2016

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A Secretaria de Gestão (Seges) ofereceu na tarde da última quinta-feira (16.02), no auditório da Secretaria de Planejamento (Seplan) um treinamento de orientação geral sobre a descentralização do sistema de aquisição e fornecimento de combustíveis aos servidores de todos os órgãos, das áreas sistêmicas de transporte do Estado.  A capacitação de quatro horas abordou como fiscalizar os contratos de consumo de combustível e quais pontos principais os fiscais devem dar atenção ao atestar as notas fiscais e faturas.

 

A intenção é reduzir desperdícios e evitar transtornos futuros de responsabilização dos fiscais de contratos, além de informar os procedimentos adotados nas devoluções ou trocas de veículos locados, evitando assim que carros que não estão mais de posse dos órgãos e entidades do Estado utilizem indevidamente os cartões de abastecimento  dos contratos do Governo de Mato Grosso.

 

Os setoriais foram orientados sobre emissão de relatórios diversos, emissão de notas fiscais, alteração de saldo de cartões, consultas a veículos e motoristas, consultas de transações efetuadas/inconsistentes, e ainda sobre procedimentos e prazos de pagamentos padronizados em contrato.

 

Descentralização

 

A Seges descentralizou, em novembro de 2016, o sistema de aquisição e fornecimento de combustíveis em órgãos do poder executivo, de acordo com o decreto 724/2016.  A medida desburocratizou e acelerou o processo, além de atender recomendação da Controladoria Geral do Estado (CGE) para substituir o modelo que centralizava a aquisição, o fornecimento e o pagamento de combustíveis.


Fonte: Lorena Bruschi-Seges