SEGURANÇA DO TRABALHO

Seges fará Levantamento de Riscos Ambientais inédito em secretarias

Sexta-feira, 03 de fevereiro de 2017 | Publicado às 21h41

A Secretaria de Estado de Gestão (Seges), por meio da Coordenadoria de Saúde e Segurança do Trabalho, fará um Levantamento de Riscos Ambientais inédito em órgãos e entidades do Poder Executivo

A A

A Secretaria de Estado de Gestão (Seges), por meio da Coordenadoria de Saúde e Segurança do Trabalho, fará um Levantamento de Riscos Ambientais inédito em órgãos e entidades do Poder Executivo. O trabalho iniciará pela Secretaria de Saúde, mais especificamente pelo Hospital Adauto Botelho.

Os engenheiros e técnicos em segurança do trabalho da Seges irão avaliar as reais condições ambientais de trabalho, com o objetivo de preservar a saúde e a integridade física dos servidores, por meio de uma avaliação sistêmica dos riscos ambientais. Para tanto foram adquiridos equipamentos que farão as aferições de temperatura, luminosidade, umidade, ruído e etc.

O diagnóstico tem como finalidade avaliar, classificar, quantificar os agentes ambientais, além de indicar as alternativas possíveis para a solução dos mesmos, possibilitando o conhecimento da dimensão dos riscos envolvidos nas atividades laborais, para que os órgãos possam prever e programar as ações para controlar, minimizar e/ou eliminar os riscos existentes.

Após os levantamentos serão emitidos pareceres técnicos com recomendações e prazos para que os órgãos solucionem os problemas encontrados.

O trabalho já está previsto para acontecer em quatro secretarias, entre elas a de Saúde, de Segurança Pública, de Educação e de Justiça e Direitos Humanos.

Futuramente esse levantamento será feito em todos os órgãos do Executivo, para que se possa ter um diagnóstico das reais condições de trabalho de todos os servidores, buscando sempre a melhoria do ambiente de trabalho e a valorização do funcionalismo.

A idéia é que essas normas de saúde e segurança no trabalho sejam implementadas no serviço público desde o momento da realização das compras, com implementação de normas nos setores de licitações e contratos, visando que as aquisições de móveis e equipamentos, por exemplo, já sejam realizadas dentro dos padrões exigidos pela Legislação de Segurança no Trabalho, o que evitará muitos problemas de saúde entre os servidores.

 

De acordo com o titular da Seges, Julio Modesto, esse levantamento, além de ajudar a melhorar substancialmente as condições de trabalho de todos,  permitirá também diferenciar as licenças médicas que estão relacionadas à essas condições, o que hoje não é possível. “A partir deste levantamento, teremos como apontar o que está adoecendo o servidor. Isso ajudará a diminuir o alto número de licenças médicas que temos hoje”.


Fonte: D`Laila Borges- Seges