QUALIFICAÇÃO

Seges promove workshop de boas práticas em gestão documental

Terça-feira, 13 de dezembro de 2016 | Publicado às 21h24

A A

A Secretaria de Estado de Gestão (Seges), por meio das superintendências de Arquivo Público e da Escola de Governo, realizou nesta terça-feira (13.12), o Workshop “Boas práticas em Gestão de Documentos no Poder Executivo de Mato Grosso”. O evento contou com a presença de 80 servidores que atuam nas áreas de arquivo e protocolo de vários órgãos e entidades do Poder Executivo Estadual.

No workshop foram apresentados os dados coletados com a colaboração da Secretaria de Estado de Planejamento (Seplan). Os resultados são da pesquisa referente à Gestão Documental realizada em todos os órgãos e entidades do Estado. “O objetivo do diagnóstico é traçar um plano para melhorar o processo de guarda e disponibilização dos documentos e principalmente atender a Lei de Acesso à Informação (LAI)”, afirma a superintendente do Arquivo Público, Vanda da Silva.

Os avanços na gestão do protocolo da Secretaria de Educação, Esporte e Lazer (Seduc), a gestão de documentos na Secretaria de Fazenda (Sefaz), a transformação no arquivo central da Secretaria de Segurança Pública (Sesp) e a aplicação da tabela de temporalidade para eliminação de documentos no Departamento Estadual de Trânsito (Detran), foram as palestras ministradas pelos gerentes setoriais, que deram evidencia às práticas positivas que são aplicadas na unidades citadas.

No encontro, também foi lançada a Cartilha Eletrônica de Gestão Documental, material criado pela equipe do Arquivo Público. A cartilha ensina os procedimentos operacionais padrão para serem realizados com os registros, tanto no formato físico como no sistema de protocolo.

 


Fonte: Carlos Ferreira