SEGURANÇA PÚBLICA

Modelo de Gestão Pública é tema da aula inaugural do Curso Superior de Polícia

Segunda-feira, 21 de novembro de 2016 | Publicado às 18h44

A A

Em tempos de crise, um dos maiores desafios dos gestores, seja ele público ou privado, é fazer mais com menos recurso. Lição que 60 profissionais da Segurança Pública começam a aprender nesta segunda-feira (21.11), no Curso Superior de Polícia, que teve a abertura no Salão Nobre Cloves Vettorato, no Palácio Paiaguas.

A Especialização Lato Sensu de Gestão de Segurança Pública, também conhecida por "Curso Superior de Polícia" (CSP 2016/2017), é destinada à graduação de 44 delegados de polícia da Classe ‘C', 7 oficiais superiores da Polícia Militar, 4 do Corpo de Bombeiros Militar, 3 peritos da Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec), e 2 policiais rodoviários federal.

Aula inaugural foi ministrada pelo gestor governamental, Vinicius de Carvalho Araújo, que falou sobre o "Modelo de Gestão na Administração Pública Gerencial", durante sua primeira aula que começa hoje e segue até sexta-feira. " A crise oportuniza olhar mais para dentro, tentar melhorar o gerenciamento. Vamos discutir durante esse curso os modelos de gestão, tanto as fases da administração pública - patrimonialista, burocrática e gerencial - e os modelos específicos como as parcerias público-privada, organizações sociais, concessões, que se aplicam também as políticas de segurança", disse.

O secretário de Segurança Pública, Rogers Elizandro Jarbas, que também é aluno do CSP, destacou interação das instituições e a realização do curso com investimento de 50% a menos do que no último Curso Superior de Polícia.

"Vamos ter com toda a certeza mais qualidade. Temos um corpo docente preparado, estruturado e alunos qualificados. A Escola de Governo tem sido uma grande parceira na realização desses cursos de capacitação e a Secretaria de Segurança Pública tem buscado a multiplicação do conhecimento aos profissionais de segurança. Esse Curso Superior de Polícia vai ao encontro das nossas aspirações porque prepara os profissionais para exercerem a gestão em suas instituições, em todos os níveis, em especial, o estratégico e tático", enfatizou Jarbas.

A Pós-Graduação (CSP) de 2016/2017 é coordenada pela Academia da Polícia Judiciária Civil (Acadepol) em conjunto com a Secretaria de Estado de Gestão (Seges), por meio da Superintendência da Escola de Governo de Mato Grosso.

De acordo com o diretor da Acadepol, Carlos Fernando da Cunha Costa, o CSP iniciado nesta segunda-feira, é o terceiro realizado pela Polícia Judiciária Civil para graduação de delegados da Classe C, que necessitam do curso para progressão a Classe Especial, e instituições convidadas.

"Dessa vez optamos por uma nova parceria, o que nos possibilitou otimizar recursos, sem perder a qualidade do curso. Nossa parceria hoje é com a Escola de Governo. Alguns dos professores são os mesmos que lecionavam antes, outros são novos, porque o curso foi remodelado, de forma a atender a qualificação necessária para esses profissionais, que no curto espaço de tempo estarão nos graus mais altos das carreiras policiais", disse.

A parceria com a Escola de Governo é a primeira efetivada com a Polícia Judiciária Civil, na realização do Curso Superior de Polícia. A Escola é a responsável por toda parte pedagógica, seleção dos professores, apoio metodológico, certificação final e publicação dos trabalhos ao término da capacitação.

"Foi feito um convênio entre a Secretaria de Gestão e a Secretaria de Segurança Pública para ofertar essa pós-graduação, em Gestão de Segurança Pública. As aulas começam hoje, em período integral, e o curso tem duração de 1 ano. Ao término terão um trabalho e os melhores selecionados será publicado um livro", disse a coordenadora da Escola de Governo, Maricilda Nascimento.

Também estiveram presentes na abertura do Curso Superior de Polícia, a Diretora Geral Adjunta da PJC, Daniela Silveira Maidel; o ComandanteGgeral da Polícia Militar, coronel Gley Alves de Almeida Castro; a Diretora Geral Adjunta da Politec, Alessandra Paiva Puertas; a Secretária Adjunta de Gestão de Pessoa da Seges, coronel PM Adriana Metelo, os Diretores Gerson Vinicius Pereira (Inteligência) e Walfrido Franklin Nascimento (Interior) Nascimento, de Inteligência, além de representantes do Corpo de Bombeiros Militar, servidores da Acadepol e os alunos.

O CSP tem carga horária de 440 horas/aulas. As aulas serão ministradas, em período integral, uma semana por mês, na sala multiuso da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp), até o término em dezembro de 2017.


 


Fonte: Luciene Oliveira | PJC-MT