CONTROLE

CGE auxilia órgãos na prestação de contas do exercício

Sexta-feira, 28 de outubro de 2016 | Publicado às 16h02

A A

Como parte do eixo preventivo de atuação, a Controladoria Geral do Estado (CGE-MT) iniciou nesta semana série de reuniões nas secretarias do Governo de Mato Grosso para auxiliá-las na melhoria dos procedimentos relacionados à prestação de contas anual.

Para o trabalho, a CGE levantou as principais fragilidades nas áreas de planejamento, financeiro, contabilidade e patrimônio no encerramento de exercícios anteriores e que representam ameaças potenciais à gestão eficiente e eficaz.

O levantamento teve como base as auditorias realizadas pela CGE no ano de 2015 e os Planos de Providências de Controle Interno (PPCI) elaborados em 2015 e 2016 pelos órgãos em coordenação com as respectivas Unidades Setoriais de Controle Interno (Unisecis) para a adoção de medidas corretivas de irregularidades, apontadas pelos controles interno (CGE) e externo (TCE, CGU, TCU etc).

"Fizemos um levantamento preliminar dos riscos de controle que vem acontecendo, e agora vamos nos reunir com os órgãos para saber como estão, se já foram tomadas providências para correção, se é necessária alguma intervenção da Controladoria etc", destacou a superintendente de Controle em Gestão Fiscal e Patrimonial da CGE, Grazielle Franco.

A ideia do trabalho é impedir a reincidência de irregularidades e, consequentemente, buscar a melhoria da gestão pública, bem como evitar a emissão de apontamentos e multas pelos órgãos de controle externo, sobretudo o Tribunal de Contas do Estado (TCE-MT).

"Após a identificação destes riscos, a intenção é dedicar uma atuação tempestiva e adequada de monitoramento e de análises sobre estes pontos de riscos, instituindo uma rotina de acompanhamento preventivo contra estas ameaças à boa gestão, por meio de uma atuação que busque estreitar a interação com as unidades administrativas e evitar a reincidência e ou novas impropriedades indesejadas", ressaltou o auditor do Estado, Fabiano Leite.

A primeira reunião para esta finalidade foi com a equipe da Secretaria Adjunta de Patrimônio e Serviços da Secretaria de Estado de Gestão (Seges). A unidade é responsável por normatizar a gestão de patrimônio de todos os órgãos e entidades estaduais.

A superintendente de Controle em Gestão Fiscal e Patrimonial da CGE salientou que a ação é resultado da reestruturação organizacional efetivada pela Controladoria em setembro/2016. A principal mudança foi a criação da Secretaria Adjunta de Controle Preventivo, resultante do desmembramento da Secretaria Adjunta de Auditoria e Controle Interno, o que está possibilitando o reforço do trabalho com foco exclusivo na gestão de riscos e nas atividades de aperfeiçoamento dos controles internos.

Como resultado do levantamento e da série de reuniões, a CGE vai produzir orientação técnica de caráter geral a ser enviada a todos os órgãos.

 

 


Fonte: Ligiani Silveira | CGE-MT