SECITEC

Dez mil pessoas já passaram pela Arena Pantanal durante a Semana de Ciência, Tecnologia e Inovação

Quinta-feira, 20 de outubro de 2016 | Publicado às 16h51

A A

Dez mil pessoas já passaram pela Arena Pantanal nos dois primeiros dias da 13ª Semana Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação. A feira, que sempre abrange público diverso, este ano atraiu um grande número de jovens devido a quantidade de apresentações voltadas para adolescentes. Todas as palestras, oficinas, exposições e shows culturais são gratuitos. O evento é coordenado pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secitec) e encerra na quinta-feira (20.10), depois de quatro dias de exibição.

O grande destaque da noite desta quarta-feira (20.10) é a palestra "Desenvolvendo Jogos em Mato Grosso", tendo como público alvo os estudantes. O microempreendedor Silvair Frazão, criador do aplicativo ‘Pop Pop Recicla', que foi premiado no programa do governo estadual ‘Mato Grosso Criativo' e criou um jogo que incentiva a reciclagem e a coleta seletiva, apresentará um histórico do desenvolvimento do seu trabalho e falará sobre o amplo mercado que existe em relação aos jogos, como forma de incentivar os jovens. A noite fecha com o Show do Nico e Lau, às 20 horas.

Já na quinta, último dia do evento, será apresentada às 8 horas palestra sobre plataforma educacional e tecnológica da Agência Espacial Brasileira, com o diretor Carlos Alberto Gurgel. Às 14 horas a palestra será sobre Inovação na Educação, que orientará professores sobre as ferramentas utilizadas em sala de aula que auxiliam na aprendizagem.

O encerramento trará a premiação dos trabalhos finalistas de alunos de escolas técnicas, estaduais e municipais selecionados pela 8ª Mostra de Ciência, Tecnologia e Inovação e a apresentação do grupo Ciência em show, às 20 horas. Os cientistas que apresentam experiências em programas de TV se apresentará outras duas vezes nesta quinta, às 9 e 15 horas.

Destaque

A atração de destaque da 13ª Semana Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação ficou por conta da palestra do jornalista Iberê Thenório, criador do canal no you Tube "Manual do Mundo", com mais de 6 mil inscritos. Com uma linguagem adaptada ao público jovem, os vídeos contam com mais de 1 bilhão de visualizações e o jornalista usa a internet como ferramenta para despertar curiosidades e interesses nos jovens, no objetivo de formar novos cientistas. A palestra de Iberê "Por que o You Tube Vai Mudar a Ciência" atraiu mais de 5 mil pessoas à Arena Pantanal.

 


Fonte: Renata Prata | Gcom-MT