RESPONSABILIDADE E ECONOMIA

A3P Palácio Paiaguás realiza blitz de conscientização ambiental

Sexta-feira, 30 de setembro de 2016 | Publicado às 17h15

A A

Servidores do Palácio Paiaguás, sede do Governo de Mato Grosso, receberam a comissão da Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P) para uma blitz de educação ambiental. Em conformidade com os objetivos de economicidade da A3P, a equipe explicou pontos importantes do decreto 675/2016, publicado em agosto deste ano, que estabelece metas de economia com objetivo de ajudar a equilibrar as contas do Estado.

Durante a ronda, os 12 servidores voluntários também deram dicas sobre como os servidores podem contribuir para redução do custeio da máquina. Além disso, os servidores receberam canecas da A3P para substituição do uso do copo descartável. "Este é um primeiro passo de conscientização dos servidores para adoção de atitudes sustentáveis que podem ser replicadas até mesmo em casa", destaca Edisantos Amorim, coordenador da Comissão.

Com o uso das canecas, a meta é reduzir em 80% a demanda do uso de copo plástico, mantendo o item apenas nas recepções. A medida foi adotada porque uma pessoa consome em média 40 copos por mês, sendo que o material leva mais de 100 anos para decompor. Além disso, uma pesquisa da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) apontou que são utilizados até 3 litros de água para fabricar cada copo que será jogado no lixo após uma única utilização. Já o copo reutilizável, ainda que também seja necessário o mesmo volume de água para a fabricação, são necessários apenas 300 ml de água para lavar e reutilizar.

Os integrantes da A3P também lançaram uma campanha para coleta de recicláveis com o objetivo de auxiliar a Comissão A3P da Seges na fabricação de brinquedos sustentáveis. Dessa forma, os colaboradores também foram orientados sobre importância de separar em casa o lixo seco e o orgânico.

Casa Civil, Casa Militar e Gabinete de Comunicação receberam a primeira visita da A3P. Na próxima semana, a comissão irá realizar a blitz no Gabinete de Governo e Vice-Governadoria.

A3P Palácio Paiaguás

Instituída em 2015, a A3P Palácio Paiaguás vem implementando metas de economicidade na sede do governo. O grupo estabelece metas para cada uma das cinco secretarias abrigadas no Palácio (Gabinete de Governo, Vice-Governadoria, Casa Civil, Casa Militar e Gcom), além de metas conjuntas. Este ano, a equipe já reduziu em 5% a conta de luz até agosto e espera reduzir ainda mais para atender o decreto 675/2016. O grupo também comemora os bons resultados alcançados pela Casa Civil que diminuiu em mais de 40% o uso de papel e impressões.

 


Fonte: Juliana Menezes | Gcom-MT