PLANEJAMENTO

Portal SIIGEO vai garantir melhorias na gestão pública em Mato Grosso

Quarta-feira, 23 de novembro de 2011 | Publicado às 13h28

A A

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Planejamento e Coordenação Geral (Seplan), realizou na tarde dessa terça-feira (22.11), no salão nobre Cloves Vettorato, o lançamento do Portal do Sistema Interoperável de Informações Geoespaciais do Estado de Mato Grosso (SIIGEO).

O SIIGEO consiste na interoperabilização de sistemas e informações que hoje se encontram dispersos. O novo sistema visa promover a integração e o compartilhamento de informações georreferenciadas a todas as entidades públicas e privadas das três esferas de governo e sociedade mato-grossense, bem como o suporte e treinamentos de técnicos dos órgãos do Governo do Estado que possuam informações que possam ser espacializadas.

"Mato Grosso está caminhando para o processo de evolução da informação, com o lançamento do Portal SIIGEO, onde informações mais ricas e complexas são unidas a um atributo geográfico, ou seja, tem complementos como endereço, coordenadas do local a que se refere o que chamamos de informação georreferenciada", explicou o técnico da Seplan e coordenador do GT/SIIGEO, Giovanni Ormond.

Durante a abertura do evento o secretário de Planejamento, José Botelho do Prado, ressaltou a importância desse sistema para a tomada de decisão dos gestores públicos, lembrando que todos os órgãos e entidades do Governo adesos ao SIIGEO, "deverão fornecer dados e alimentar o sistema para que o mesmo possa cumprir o seu papel", ponderou Botelho.

A secretária Adjunta de Planejamento, Regiane Berchieli, parabenizou os técnicos da Seplan e disse durante apresentação do Portal SIIGEO, que objetivo é melhorar o desempenho da gestão pública no que se refere a geotecnologia, através da implementação de um sistema Integrado coorporativo de geoinformação estadual, ou seja, ao "interoperabilizar as informações, será possível integrar esses dados em nível municipal, conseqüentemente permitindo a criação de dados integrados também nos níveis estaduais e federais", explicou.

Regiane ressaltou que o objetivo do Portal é permitir que todos tenham conhecimento do sistema e possam criar a cultura de trabalhar com dados espacializados. "A Seplan vem realizando treinamentos para os técnicos dos órgãos adesos ao sistema nas ferramentas de geoprocessamento, visando disseminar a cultura de trabalhar os dados alfanuméricos produzidos por seus órgãos em dados espacializados", informou.

Até o momento já foram capacitados 124 técnicos de diversos órgãos do poder Executivo nas ferramentas ArcGis Server e Desktop. Todos os cursos contemplam Certificados ESRI da Academia GIS.

Inicialmente o Portal trará informações gerenciais dos seguintes órgãos: Secretaria da Saúde (SES), Secretaria de Meio Ambiente (Sema), Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), Secretaria de Planejamento (Seplan), Instituto de Defesa Agropecuária (Indea), Tribunal de Contas do Estado (TCE) e o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísitca (IBGE), sendo que os mesmos já estão utilizando a ferramenta ArcGis, trabalhando com dados alfanuméricos, espacilizando por município, localidades, fazendo a análise dos dados de forma integrada.

Após essa grade de treinamentos, os Órgãos que assinarem o Termo de Adesão ao Projeto SIIGEO receberão as Licenças de uso para executarem seus trabalhos internos na área de Geoprocessamento, conforme explicou a superintendente de Estudos e Informações da Seplan, Monica Eliana Botelho Silva. "Nosso objetivo é que até o final de 2012, todos os órgãos que mandaram seus servidores para treinamento já estejam com informações espacializadas no nosso Portal", explicou.

O secretário Chefe da Casa Civil, José Lacerda, representando o governador Silval Barbosa, agradeceu e parabenizou os técnicos da Seplan pela implantação do Portal SIIGEO. "Um dos aspectos inovadores do sistema é a completa abertura e transparência na disponibilização de diversos níveis de informação de dados do Estado, sem custos, incluindo informação em tempo real sobre diversos setores da administração pública, privada e sociedade. Mato Grosso dá hoje um importante passo na consolidação e melhoria da gestão pública", finalizou Lacerda.

O secretário de Segurança pública, Diógenes Curado elogiou o sistema e disse que a SESP já utiliza o sistema na formatação e elaboração dos programas e ações da secretaria. "Informação é importante e a qualidade da informação também. Temos uma comissão trabalhando na atualização dos mapas e esse Portal, que hoje está sendo lançado, vai contribuir para que possamos fazer um bom trabalho durante a Copa do Pantanal 2014", assegurou Diógenes.

Os representantes da Empresa de desenvolvimento do Software Imagem, explicaram os principais conceitos relativos ao sistema e fizeram uma demonstração para o público.

Participaram do evento o secretário de Planejamento José Botelho do Prado, a secretária adjunta de Planejamento, Regiane Berchieli, o secretário-chefe da Casa Civil, José Lacerda, o secretário adjunto de Gestão Integrada e Modernização Institucional, Vivaldo Lopes, o secretário de Segurança Pública, Diógenes Curado, a superintendente de Estudos e Informações da Seplan, Monica Eliana Botelho Silva, o deputado estadual Airton Portugues, o secretário adjunto da Casa Civil, Jilson Francisco da Silva, o secretário de Orçamento, Finanças e Contabilidade do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Adjair Roque de Arruda, o coordenador de Tecnologia da Informação do TCE, Edmar Marangon, o gerente de suporte de TI do TCE, Jaime Carlos Kreutz, o chefe da Unidade Estadual do IBGE em Mato Grosso, Delvaldo Benedito de Souza e os técnicos das Secretarias do Governo.

 


Fonte: FLÁVIA RIBEIRO - Assessoria/Seplan-MT