BOM DIA GOVERNADOR

Programa habitacional quer dar uma vida nova às pessoas que moram em área de risco

Quarta-feira, 23 de novembro de 2011 | Publicado às 13h18

A A

O período das chuvas chegou e com ele a preocupação das pessoas que moram em área de risco aumenta, destacou Silval Barbosa no programa Bom dia Governador desta quarta-feira (23.11). Para reverter essa situação e levar tranquilidade a essas famílias, Silval afirma que o Governo do Estado tem investido em um programa habitacional forte em parceria com a União, por meio da Caixa Econômica Federal.


"Todos os anos vemos pessoas que moram em área de risco sofrendo. Mas desde o ano passado o Governo vem desenvolvendo uma campanha para tirar essas pessoas desses locais vulneráveis", explica Silval. Nos últimos sete dias, por exemplo, dois residenciais foram inaugurados, um em Várzea Grande, região metropolitana, e outro em Cuiabá.

No dia 17 de novembro o Governo entregou 315 casas que compõem o Residencial Deputado Gilson de Barros, no bairro no bairro Souza Lima, em Várzea Grande. Do total de famílias contempladas, 205 moravam em áreas de risco, 37 viviam em situação de vulnerabilidade social e 73 foram sorteadas por meio do Programa Minha Casa Minha Vida (MCMC).

Quatro dias depois foi a vez de inaugurar do Residencial Nova Canaã II, localizado no bairro Jardim Umuarama 2, na Capital. O conjunto habitacional beneficia 499 famílias e, além da infraestrutura básica (rede de água, esgoto e asfalto), foi entregue com quadra poliesportiva, um centro de convivência de múltiplo uso e playground, para fortalecer os vínculos da nova comunidade.

"Há pouco meses havíamos entregue as 500 casas da primeira etapa do Residencial Nova Canaã, que também atende moradores de área de risco", lembrou o governador, acrescentando que para 2012 o plano é construir mais de 20 mil casas, atendendo todos os municípios mato-grossenses. "Estamos concluindo esse planejamento. A secretaria está realizando o contato com os municípios para que façamos, no mínimo, um conjunto habitacional em cada cidade".

Além de agradecer toda a diretoria da Caixa Econômica Federal, liderada pelo superintendente Carlos Roberto Pereira, o governador aproveita para fazer um chamamento. "Aquele cidadão que está nos ouvindo e que mora em área de risco, procure a secretaria de Ação Social. Você será atendido pelo programa. O importante é que queremos atender o máximo de pessoas, dar oportunidade para que elas realizem seus sonhos".

 


Fonte: CAROLINE LANHI - Redação/Secom-MT