MELHORIAS NO FIPLAN

Fiplan atualiza sua Infraestrutura e garante maior segurança e resposta nos processos orçamentários e financeiros

Terça-feira, 22 de novembro de 2011 | Publicado às 13h26

Analistas de Tecnologia da Informação do Centro de Processamento de Dados estado de Mato Grosso (Cepromat) trabalharam durante o final de semana (19 e 20/11).

A A

Analistas de Tecnologia da Informação do Centro de Processamento de Dados estado de Mato Grosso (Cepromat) trabalharam durante o final de semana (19 e 20/11) para atualizar e trocar a infraestrutura utilizada pelo Sistema Integrado de Planejamento, Contabilidade e Finanças (Fiplan).

Uma das mudanças foi a migração do Banco de Dados Oracle 10G para Oracle 11G, a qual trouxe novas funcionalidades além de estar com o produto na sua versão mais atual, aumentando assim o uso de novas utilidades para ganho de performance e segurança na infraestrutura corporativa do estado de Mato Grosso.

Mudanças consideráveis também ocorreram na plataforma de Storage (responsável pelo armazenamento das informações) com uso de discos mais rápidos com maior controle relacionado a falhas de equipamento tendo um ganho de aproximadamente seis vezes.

Esse trabalho tornará mais ágil as informações - quer dizer que o Governo terá respostas muito mais rápidas nos processos orçamentários e financeiros, ganhará mais segurança na base de dados, além de agregar maior funcionalidade e melhoria na performance interna do Banco de Dados.

Segundo o analista de TI Waldemir Junior, um exemplo das modificações está em relação a um processo com sua execução em tempo muito elevado, ou seja, que consome muito recurso de hardware - "antes das mudanças levava cinco horas de tempo de processamento e agora, leva uma hora", afirmou Junior.

A equipe técnica da UGITI do Cepromat mantém uma atualização constante do ambiente e está sempre implantando e adequando o mesmo para melhorar e atender as demandas de TI dos órgãos do Estado.


Fonte: JOSI PEGORARO - CEPROMAT-MT