GESTÃO de PESSOAS

Cogep realiza primeira reunião ordinária de 2016

Sexta-feira, 19 de agosto de 2016 | Publicado às 15h31

A A

Membros do Conselho de Política de Gestão de Pessoas (Cogep) do Poder Executivo Estadual realizaram a primeira reunião ordinária de 2016 na manhã desta quinta-feira (18.08). O objetivo foi retomar e implantar efetivamente o Conselho Pleno do Cogep, criado pela Lei 8.274 de 2004, mas que nunca foi colocado em prática.

O secretário de Estado de Gestão, Júlio Modesto, ressaltou que a implantação efetiva do Cogep já era uma necessidade da gestão atual e que vai ao encontro de um anseio do Fórum Sindical, tratado na última reunião realizada no dia 19 de julho. “Temos muitos assuntos para debater com a retomada do Cogep. Mas o mais importante neste momento é falarmos sobre o cenário fiscal e o desequilíbrio que há no estado, pois é o que irá nortear nossos trabalhos. Estaremos trabalhando em vários aspectos. Vamos pensar em modernidade, em produtividade, em eficiência. Uma série de assuntos serão trazidos à mesa, alguns específicos de algumas carreiras e outras de uma forma geral”, ressaltou o gestor.

Durante a reunião foram discutidos pontos relativos ao funcionamento do próprio Cogep, sobre a lei de criação e o decreto do regimento interno, que deverá ser revisto, conforme deliberação dos conselheiros presentes no evento.

Entre as atribuições do Cogep estão analisar e propor políticas, normas e diretrizes que orientem e disciplinem a administração, a remuneração e o desenvolvimento dos recursos humanos do Poder Executivo, examinar as propostas orçamentárias anuais e plurianuais do Estado, para a área de gestão de pessoas, suas alterações e modificações, estudar critérios para definição da política salarial dos servidores e empregados públicos estaduais, estabelecer critérios para concursos, contratação e controle dos servidores temporários e apresentar políticas que assegurem o processo permanente de capacitação dos servidores públicos.

Tem assentos no Cogep as secretarias de Gestão, que o presidirá, de Planejamento, de Fazenda, Casa Civil, Procuradoria Geral do Estado, Superintendência de Gestão de Pessoas da Seges, além de um representante de entidades sindicais dos servidores públicos.

Além do secretário de Estado de Gestão, Júlio Modesto, que presidiu a reunião, participaram também os secretários de Fazenda, Seneri Paludo, de Planejamento, Gustavo Oliveira, os Adjuntos da Casa Civil, José Adolfo, de Gestão de Pessoas da Seges, Joelson Matoso, a procuradora Marilci Malheiros representando o procurador geral do Estado, Patrick Ayala, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Educação Superior do Estado de Mato Grosso (Sintesmat), Luiz Wanderley, e membros da equipe técnica da Sefaz e da Gestão.

 


Fonte: Dani Danchura