EXTERIOR

MT PAR avalia modelos operacionais de PPP para apresentar a sociedade

Segunda-feira, 01 de agosto de 2016 | Publicado às 15h20

A A

Para ampliar as discussões sobre a implementação de Parcerias Público-Privadas (PPP) em Mato Grosso, o presidente da MT Participações e Projetos S.A. (MT PAR), Vinícius de Carvalho Araújo, participou durante a última semana de visitas técnicas e curso na London School of Economics and Political Science (LSE), no Reino Unido. Na oportunidade, foram apresentadas experiências britânicas em relação às PPPs, com destaque para projetos na área de educação e mobilidade urbana.

De acordo com Araújo, durante as atividades em Londres também foi abordada a atuação dos órgãos de controle em relação aos projetos com destaque para avaliação das vantagens do modelo de PPP em relação à contratação direta pela administração pública, chamado na área econômico-financeira de Value for Money. 

Em relação às visitas técnicas, o presidente da MT PAR destacou que os projetos vistoriados já estão em operação. Na área de mobilidade urbana, foi visitado um sistema semelhante ao do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT). As informações obtidas irão auxiliar os trabalhos desenvolvidos pelo Governo de Mato Grosso.

Araújo também visitou uma das escolas públicas operada por PPP e que tem seu funcionamento feito por servidores do Governo Britânico. De acordo com o presidente do MT PAR, as discussões foram importantes para Mato Grosso, que atualmente está analisando a implantação das PPPs nas escolas públicas estaduais. Tal modelo somente será implementado pelo Estado, após audiências públicas com a sociedade mato-grossense.

Ainda durante o evento, o presidente do MT PAR destacou as potencialidades econômicas de Mato Grosso e do portfólio de projetos de PPP. Representantes dos estados da Bahia, Minas Gerais, Paraíba e Piauí também fizeram apresentações de seus respectivos projetos.

Para Vinícius Araújo, o contato feito com empresas, organizações sem fins lucrativos e outros estados irão contribuir diretamente para que Mato Grosso possa profissionalizar seu programa estadual de Parcerias Público-privadas.  

Ao final ficaram pré-estabelecidas algumas agendas, como visita técnica em Minas Gerais para debate o projeto de PPP das escolas, maior apoio da Bahia e da Rede PPP na formatação do Fundo Garantidor, realização de Road Show para apresentar a carteira de projetos estadual para técnicos, possíveis investidores no Brasil e no exterior, como também a participação de servidores estaduais em um MBA sobre PPP a ser realizado em breve.


Fonte: Redação-Gcom