FACILIDADE

Seges disponibiliza Guia de Levantamento Patrimonial

Terça-feira, 26 de julho de 2016 | Publicado às 15h31

O objetivo é orientar os órgãos e entidades na elaboração do inventário anual

A A

A Secretaria de Estado de Gestão (Seges), por meio da Gerência de Patrimônio Mobiliário, disponibilizou o novo Guia de Levantamento Patrimonial no site da Seges.  O objetivo é orientar os órgãos e entidades na elaboração do inventário anual sobre os bens que devem, ou não, ser levantados, a forma de descrevê-los e o tratamento adequado aos que não foram localizados.

O guia busca promover o aperfeiçoamento por meio da implantação de um novo modelo de gestão, envolvendo melhorias na solução informatizada de gestão patrimonial, capacitação dos servidores das unidades setoriais de patrimônio dos órgãos e entidades, padronização dos processos, revisão e atualização dos manuais técnicos e elaboração de normas voltadas para o controle, transparência e eficiência da gestão dos bens públicos.

O inventário anual é o principal instrumento de controle dos bens públicos. Ele possibilita identificar as anomalias, verificar a exatidão dos registros, controle mais efetivo dos bens, gerar cadastro de bens atualizado e confiável, apresentar o valor real do patrimônio público e permitir a adequação entre os registros patrimoniais e contábeis.

De acordo com a gerente de patrimônio mobiliário, Veviane Cristina, o guia veio para facilitar a vida do servidor. “O intuito do Guia é a padronização das atividades setoriais de patrimônio de cada secretaria. Ele é uma versão resumida das atividades e serve para uma consulta rápida, além de fazer todos falarem a mesma língua”, explica.

Guia de Levantamento Patrimonial foi escrito pelos gestores governamentais Ronaldo Campos Fraga e Ivani Gomes de Almeida, em uma ação conjunta com Secretaria Adjunta de Patrimônio e Serviços. 


Fonte: Noelisa Andreola