SAÚDE

MT-Hemocentro desenvolve ação preventiva para o paciente jovem portador de anemia falciforme

Quarta-feira, 16 de novembro de 2011 | Publicado às 17h55

A A

A Secretária de Estado de Saúde (SES/MT) vem desenvolvendo ações preventivas no tratamento ao jovem portador de anemia falciforme. O MT- Hemocentro promoveu ação preventiva na realização do exame Doppler Transcraniano a pacientes portadores de doença falciforme na faixa etária de 02 a 16 anos, com o objetivo de prevenir acidente vascular cerebral (AVC). O AVC é uma das principais complicações que pode acometer esse público, causando sequelas motoras, visuais, mentais e cognitivas.

A ação contou com a parceria da Associação dos Falciformes do Mato Grosso (ASFAMT), Ministério da Saúde, que possibilitou o atendimento de 45 portadores de anemia falciforme.

Segundo a diretora do MT- Hemocentro, Eliane Rabane, a escolha dos pacientes e da faixa etária seguiram as indicações médicas dos hematologistas do MT- Hemocentro, acordados com a complexidade de cada caso. O exame auxilia na conduta do tratamento. "Há um alto risco de AVC isquêmico para os pacientes da doença falciforme nesta faixa etária. Por isso, é tão importante o exame que previne o derrame precoce" disse ela.

De acordo com o hematologista pediátrico do MT - Hemocentro, Dr. Wolney Taques, a partir do Doppler Transcraniano, fazemos a prevenção primaria ou secundária, optando em seguida pelo melhor tratamento, transfusão sanguínea e/ou medicação diz, explicando ainda que os exames fossem feitos pela Neurologista Vascular, Dra. Illana Werneck, sendo o Doppler um método indolor e não-invasivo.

A anemia falciforme tem características genéticas e é, portanto, transmitida de pais para filhos, não oferecendo risco de contágio. A doença é mais frequente na população negra e em seus descendentes, embora possa também ocorrer na população branca. É causada pela deficiência nos glóbulos vermelhos, responsáveis pelo transporte do oxigênio para os nossos órgãos.

O diagnóstico da doença pode ser feito pelo teste do pezinho, na primeira semana de vida ou por meio do exame de eletroforese de hemoglobina. Tanto a realização dos exames quanto o tratamento é ofertado pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

 


Fonte: DAYANNI IDA - Assessoria/SES-MT