TREINAMENTO

Núcleo estadual do Gespública inicia a formação de consultores voluntários em gestão

Quinta-feira, 14 de julho de 2016 | Publicado às 18h37

Consultores nacionais ministram treinamento prático e conceitual para agentes públicos das três esferas e poderes da administração pública

A A

O Núcleo estadual do programa nacional de Gestão Pública e Desburocratização (Gespública), ligado à Secretaria de Estado de Planejamento (Seplan), inicia a formação de consultores que irão atuar como voluntários do programa na mobilização das organizações para a melhoria da capacidade de gestão. O treinamento é aberto e voltado para servidores dos três poderes e esferas da federação.

O Gespública é uma iniciativa do Governo Federal, que consiste em estimular e apoiar órgãos e entidades públicas a implementarem medidas de fortalecimento na gestão interna, assim como “de soluções que permitam o contínuo aperfeiçoamento dos sistemas de gestão das organizações e seus impactos junto ao cidadão”, ressalta a coordenadora do Núcleo estadual, Patrícia Proença.

Dentre os principais produtos do Gespública, destacam-se: a autoavaliação institucional, instrumento de simplificação e desburocratização, e carta de serviços.

Durante a capacitação, que será realizada até esta sexta-feira (15.07), na Escola de Governo, serão abordados diversos temas, como: as teorias consagradas da administração pública e as novas tendências do serviço público; o modelo de excelência em gestão pública; instrumento de avaliação das organizações públicas, plano de melhorias, entre outros.

Ao todo, serão 40 horas de atividades práticas e conceituais facilitadas por consultores nacionais e locais, em período integral. Participam desta primeira fase da formação os consultores nacionais: Halley de Almeida, membro do comitê conceitual do programa; e César Viana, do Ministério da Defesa e também membro do comitê conceitual. O professor doutor em administração pública da UFMT, Antônio Ricardo de Almeida, e o palestrante Breno Isernhagen.

De acordo com Rafael Neves, gestor governamental do Núcleo estadual do Gespública, o processo de formação da rede de consultores será breve e contínuo.

Para o gestor, a principal causa da atual crise política e econômica que assola o país é a perpetuação da ingerência política da administração pública brasileira, “seguida da politização na ocupação dos cargos de gestão e consequente déficit de desempenho institucional das organizações públicas”, afirma.

 “O Gespública está aí para oferecer as melhores ferramentas gerenciais, visando à construção de um Estado eficiente, transparente e verdadeiramente orientado para o cidadão”, completa Neves.

Na avaliação de Halley, que também pondera sobre o cenário econômico brasileiro, a iniciativa do governo do Estado em capacitar os servidores públicos é essencial. “É vital que todos nós façamos esse esforço para a qualificação da gestão, para que possamos nos tornar mais eficientes na utilização dos recursos públicos”, disse.

O treinamento é uma realização do Núcleo estadual em parceria com a Secretaria de Gestão (Seges). Devido à alta procura pela capacitação, já está prevista para o mês de agosto uma nova turma para o programa, que nesta fase inicial atendeu 35 dos 80 agentes públicos inscritos.

Com mais de 10 anos de atuação, o Núcleo estadual do Gespública também já fez parte da estrutura da Secretaria de Fazenda (Sefaz) e agora torna a integrar o quadro da Seplan.

Saiba mais sobre o programa Gespública.


Fonte: Nayara Takahara-Seplan