PRATICIDADE

Pesquisa com usuários do Ligeirinho Paiaguás é finalizada

Quarta-feira, 13 de julho de 2016 | Publicado às 21h39

A A

A Secretaria de Estado de Gestão (Seges) em parceria com a Secretaria de Estado de Planejamento (Seplan) realizou no mês de junho e julho uma pesquisa online e presencial com os usuários que utilizam o serviço do Ligeirinho Paiaguás. O objetivo era identificar quais medidas precisariam ser adotadas para a melhoria do sistema de transporte gratuito dentro e ao redor do Centro Político Administrativo.

A pesquisa foi encerrada na última sexta-feira (09.07) e contou com uma oficina para os servidores. “O objetivo foi desenhar o aplicativo junto com o servidor e descobrir quais funções eles gostariam que o aplicativo tivesse e como elas iriam funcionar”, explica a gerente de projeto Lua Carvalho.

Para a servidora pública do Fórum de Cuiabá, Daniele Reis a experiência de participar da oficina foi muito gratificante. “Gostei muito da oficina. Nós juntos ajudamos a montar um modelo de como seria esse aplicativo. Espero ver ele logo funcionando”, disse.

O servidor da Seplan, Waltair França também achou a ideia do aplicativo uma ótima solução para os horários do ligeirinho. “Foi muito boa essa experiência, irá ser melhor quando eu puder enxergar o resultado de perto”, comenta.

Inicialmente o aplicativo irá contar com a localização, horário, itinerário, fale conosco e avisos. O aplicativo agora está em fase de relatório, faltando pouco para ir para equipe de Tecnologia e Informação da Seplan.

Pesquisa

Mais de 80% dos entrevistados foram mulheres. A maioria elogiou o sistema de transporte e concordou que o aplicativo seria uma ferramenta útil e que o baixariam em seus smartphones.

Ligeirinho Paiaguás

Criado em 2004, o Ligeirinho Paiaguás funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h. O tempo que o veículo leva para fazer o percurso, tanto externo quanto interno, pode chegar até 30 minutos, dependendo do fluxo de veículos nas vias.

O ponto de partida é na Avenida Rubens de Mendonça, em frente à Praça das Bandeiras, e em frente ao Tribunal Regional do Trabalho (TRT). Os micro-ônibus atendem duas rotas distintas, uma interna no Centro Político e outra externa, passando pela Assembleia Legislativa, Residencial Paiaguás, Detran e chegando até o Fórum de Cuiabá.


Fonte: Noelisa Andreola