CAPACITAÇÃO

Escola de Governo supera expectativa em qualificação no primeiro semestre

Terça-feira, 12 de julho de 2016 | Publicado às 21h23

Objetivo para 2016 é capacitar quatro mil servidores públicos durante todo o ano

A A

A Superintendência de Escola de Governo da Secretaria de Estado de Gestão superou as expectativas em relação ao número de servidores públicos do Estado capacitados no primeiro semestre deste ano. Foram 2.386 servidores capacitados em 97 cursos. O objetivo era que esse número fosse de 2.000 nos primeiros seis meses de 2016.

O número de funcionários qualificados no Estado aumentou neste ano. No mesmo período de 2015, a instituição capacitou 1.140 pessoas, totalizando 3.529 nos ano inteiro. Esses índices superaram os quatro anos anteriores em 331%, haja vista que nesse período, a média de capacitações anuais era 1.065.

Para este ano, o objetivo é qualificar quatro mil servidores, mas a superintendente da Escola de Governo, Maricilda do Nascimento Farias acredita que esse número será superado. “Ultrapassamos nossa meta neste primeiro semestre e com certeza iremos cumprir com nosso objetivo”, disse.

A maioria dos cursos foi voltada para o desenvolvimento de competências da área meio dos órgãos e entidades, tais como ética, redação oficial, Excel, fiscal e elaboração de contratos e projetos, e também de coaching.

Uma das metas pactuadas entre o titular da pasta, Julio Modesto, e a superintendência da Escola de Governo em 2015 foi aumentar o número de servidores públicos capacitados.

Para isso foram estabelecidos alguns objetivos. Entre eles, integrar a rede nacional das escolas de governo, desenvolver parcerias de capacitação com instituições intergovernamentais, disponibilizar educação à distância, realizar formação gerencial e capacitações chave aos servidores do Estado. Todos foram cumpridos e isso viabilizou o aumento no número de cursos ofertados e de profissionais qualificados.

Outras ações

Além das qualificações já programadas para este segundo semestre, a Escola de Governo lançará ainda este mês um site próprio para divulgar informações institucionais e realizar cadastramento de instrutores e inscrições online em cursos e eventos.

A instituição também irá realizar um workshop para apresentar ao nível estratégico do Governo o relatório que mapeou mil perfis de gestores e que impacta diretamente na valorização do servidor público. Esse relatório foi desenvolvido pelo Programa de Desenvolvimento Gerencial.

Também serão lançados neste segundo semestre uma pós-graduação para a Polícia Civil e os projetos de Educação a Distância e Ciranda Inovadora, que visa premiar trabalhos inovadores dos servidores do executivo.