ACORDO DE RESULTADOS

Seplan retoma implantação de sistema de monitoramento de Acordo de Resultados

Terça-feira, 12 de julho de 2016 | Publicado às 18h21

A ferramenta permitirá aos gestores acompanhar a execução das metas prioritárias do Governo

A A

A Secretaria de Estado de Planejamento (Seplan) retoma nesta semana a implantação do sistema “Monitora” em parte das 19 secretarias que desenvolvem ações prioritárias de governo. Ele foi criado este ano para informatizar e dar aos gestores públicos visibilidade sobre o andamento das metas estabelecidas nos Acordos de Resultados. 

A ferramenta foi implantada de forma experimental na Seplan, em fevereiro, e vem correspondendo às expectativas. “A ideia é que cada órgão alimente o sistema com informações sobre as prioridades do governo por programas, ações, subações e tarefas, descrevendo cada uma delas, de forma detalhada. No Monitora é possível inserir o prazo de execução das ações e tarefas, o valor orçamentário, as metas físicas, as entregas, além de detalhar em que fase de execução essas ações se encontram”, explica a coordenadora do Monitora, Patrícia Duarte.

A atualização do sistema é diária e também carrega os dados orçamentários do Sistema Integrado de Planejamento, Contabilidade e Finanças (Fiplan) automaticamente. O sistema já está instalado na Secretaria de Estado de Cidades (Secid) e a próxima equipe a receber o treinamento é a da Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social (Setas), na quarta-feira (13.07). Também serão treinados a Secretaria de Segurança Pública (Sesp), a Secretaria de Educação (Seduc), a Secretaria de Infraestrutura (Sinfra), a Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (Sedjuh) e Secretaria de Saúde (SES).

“O treinamento é feito em três etapas. Na primeira capacitamos a equipe do Núcleo de Gestão Estratégica para Resultados (NGER) com informações conceituais e de uso da ferramenta. Depois apresentamos o software para todos que terão responsabilidade em alimentar o sistema e na terceira etapa ensinamos, na prática, como alimentar o Monitora”, explica Patrícia.

A secretaria adjunta de Planejamento da Seplan, Carolina Karlinski, responsável pelo treinamento, explica que o monitoramento possibilita verificar se aquilo que o Estado se propõe a entregar para o cidadão será entregue e em que tempo. “O monitoramento é uma ótima ferramenta de gestão, ela nos possibilita ver o que está andando, o que está parado, em que fase, por quais motivos, em forma de gráfico. Isso facilita nossa tomada de decisão”, conta.

O monitoramento das ações estratégicas começou a ser feito em 2014, lembra Carolina, mas era realizado por meio de planilha do Excel, o que limitava a agilidade, visibilidade, informatização e segurança. Atualmente é possível visualizar as informações cadastradas diariamente e saber quanto dela já foi concretizada. O acesso ao Monitora é por perfil de usuário, com base no CPF do servidor e em breve ele terá capacidade de gerar relatórios diários.

Ferramenta

O software é disponibilizado via web e foi desenvolvido por técnicos da Secretaria Adjunta de Planejamento e do setor de Tecnologia da Informação e integrará todos os órgãos e entidades do Poder Executivo.

“O Monitora nos possibilita acompanhar o andamento das tarefas em tempo real. Havendo distorção durante a execução, medidas corretivas podem ser tomadas imediatamente pelos responsáveis, facilitando assim o alcance de um resultado final mais célere e dentro do tempo pactuado”, afirma o secretário de Planejamento, Gustavo de Oliveira.

No sistema, as metas pactuadas entre o governador Pedro Taques e secretários de Estado são divididas por unidades orçamentárias, ou seja, secretarias, órgãos e entidades. Ao clicar em uma unidade orçamentária específica é possível visualizar todos os programas que deverão ser realizados, as ações, subações e tarefas que fazem parte de cada programa.

Acordos de Resultados

Os Acordos de Resultados são instrumentos de gestão que têm por finalidade a contratualização dos resultados esperados para o ano de 2016, em conformidade com o Programa de Trabalho Anual (PTA), a Lei Orçamentária Anual (LOA), o Plano de Governo e as Orientações Estratégicas do Plano Plurianual (PPA) 2016-2019.