CONHECIMENTO

Estudantes do Senac visitam Arquivo Público de Mato Grosso

Terça-feira, 21 de junho de 2016 | Publicado às 21h44

A A

Estudantes do curso de Assistente Administrativo do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) visitaram na última sexta-feira as instalações da Superintendência de Arquivo Público de Mato Grosso, ligada a Secretaria de Estado de Gestão (Seges). Durante a visita os alunos conheceram o trabalho realizado pela instituição na preservação dos registros históricos e na política de Gestão de Documentos do Estado.

A superintendente do Arquivo Público, Vanda da Silva, ministrou uma palestra sobre as atividades exercidas pelos profissionais da unidade, os registros que podem ser encontrados no local, além de curiosidades da região e do próprio prédio, que já foi sede das Secretarias Geral do Estado, de Fazenda, de Educação e desde 2003 passou a abrigar a memória de Mato Grosso, com a guarda da documentação histórica.

"O curso de Assistente Administrativo traz noções de relacionamento interpessoal, trabalho em equipe, ética, passa também pela parte de arquivo, financeiro, logística, enfim, envolve um todo. Vindo aqui, os estudantes auxiliam a teoria com a prática e passam a ter uma visão mais ampla. O conteúdo transmitido pelos servidores do Arquivo é muito bom", afirmou a professora do Senac, Valéria Silva.

Guiados pela superintendente e pelo gerente de Documentos Escritos, Hilário Noriyuki, os visitantes conheceram os setores da instituição e tiveram contato com livros escritos em papel trapo e tinta ferrográfica, jornais, leitor de microfilme, entre outros materiais. "Eu gosto muito de história, e esses documentos chamaram a minha atenção. Eu não sabia que muitos registros importantes de Mato Grosso ficam guardados aqui", comentou a aluna Ana Rosa.

Para visitas em grupo ao Arquivo Público de Mato Grosso é necessário um agendamento com o prazo mínimo de 15 dias de antecedência. Mais informações no site: http://www.apmt.mt.gov.br ou nos telefones +55 (65) 3613-1800 ou (65) 3613-1802.

 


Fonte: Carlos Ferreira | Seges-MT