CENTRO POLÍTICO

Governo realiza pesquisa com usuários do Ligeirinho Paiaguás

Segunda-feira, 20 de junho de 2016 | Publicado às 15h46

Levantamento deve durar dez dias e servirá para identificar quais ações precisam ser adotadas para melhorar o sistema de transporte gratuito para quem trabalha, circula ou que procura atendimento nos órgãos que funcionam no Centro Político.

A A

O Governo do Estado inicia nesta semana uma pesquisa on-line e presencial juntos aos usuários que utilizam o serviço do Ligeirinho Paiaguás. O levantamento deve durar dez dias e servirá para identificar quais ações precisam ser adotadas para melhorar o sistema de transporte gratuito para quem trabalha, circula ou que procura atendimento nos órgãos e entidades que funcionam no Centro Político e Administrativo, na Capital. Por meio de um questionário que ficará disponível na internet, o usuário poderá fazer sugestões e opinar sobre as condições do local de parada, percurso, atendimento e pontos de circulação dos dois micro-ônibus que integram o Ligeirinho Paiaguás.

A gerente de projeto, Lua Carvalho de Souza, integrante da Coordenadoria de Inovação em Práticas Públicas da Secretaria de Estado de Planejamento (Seplan), informa que simultaneamente à pesquisa on-line, os usuários do sistema terão ainda a possibilidade de responder a um questionário que será realizado nos veículos. "Desde que nasceu a ideia de melhorarmos o sistema, nossa preocupação foi ouvir aqueles que realmente fazem uso do serviço. Nossa prioridade é ouvir os usuários.", comenta Lua Carvalho.

Ao final das pesquisas serão realizadas quatro reuniões de co-criação durante dois dias com os próprios usuários. Nelas serão apresentadas as demandas identificadas para o Ligeirinho Paiaguás e serão elaboradas soluções para aprimorar o serviço. "Após esses trabalhos junto aos usuários será feito um relatório com os apontamentos e soluções e o documento será encaminhado para os responsáveis", acrescenta a gestora.

Aplicativo

A Seplan, em parceria com a Secretaria de Estado de Gestão (Seges) deve criar um aplicativo de localização e itinerário dos dois micro-ônibus do Ligeirinho. Sobre esse tema, será feita uma consulta aos usuários, durante as pesquisas, para que eles possam opinar como o sistema tecnológico para aparelhos móveis facilitaria o uso do transporte.

Ligeirinho Paiaguás

Criado em 2004, o Ligeirinho Paiaguás funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h (com intervalos). O tempo que o veículo leva para fazer o percurso, tanto externo quanto interno, pode chegar até 30 minutos, dependendo do fluxo de veículos nas vias.

O ponto de partida é na Avenida Rubens de Mendonça, em frente à Praça das Bandeiras, e em frente ao Tribunal Regional do Trabalho (TRT). Os micro-ônibus atendem duas rotas distintas, uma interna no Centro Político e outra externa, passando pela Assembleia Legislativa, Residencial Paiaguás, Detran e chegando até ao Fórum de Cuiabá.

 


Fonte: Luciana Cury | Gcom-MT