Segurança Pública

Assembleia realiza sessão especial de homenagem ao trabalho da Rotam

Quarta-feira, 15 de junho de 2016 | Publicado às 12h46

Para o comandante da Rotam, tenente-coronel Ronaldo Roque da Silva, a homenagem retrata o reconhecimento de um poder constituído, reproduzindo o mesmo sentimento que durante as ações cotidianas os policiais percebem vir da sociedade.

A A

Na noite desta segunda-feira (13.06), a Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) realizou sessão especial para homenagear o Batalhão da Rotam (Ronda Ostensiva Tático Móvel). Este mês, essa unidade da Polícia Militar (PM-MT) completa 15 anos na prestação de serviços especializados na área da Segurança Pública.

A homenagem, proposta pelo presidente da AL, deputado Guilherme Maluf, e assinada em conjunto pelo deputado e coronel reformado da PM-MT, Pery Taborelli, foi aprovada por unanimidade.

Além do reconhecimento coletivo para todos os policiais e a Rotam, a AL concedeu moções de congratulações a 20 policiais. São mulheres e homens que se capacitaram e se mantêm em constante aprimoramento, arriscando a própria vida em prol da segurança da sociedade mato-grossense.

Para o comandante da Rotam, tenente-coronel Ronaldo Roque da Silva, a homenagem retrata o reconhecimento de um poder constituído, reproduzindo o mesmo sentimento que durante as ações cotidianas os policiais percebem vir da sociedade. Roque diz que o objetivo do policial é prestar serviços de qualidade, independente de ter ou não o reconhecimento. Entretanto, destaca que manifestações como esta estimulam e revigoram os propósitos da missão policial.

O coronel Jorge Antônio Paredes, comandante das unidades especializadas, avalia que a homenagem é significativa para quem atua em situações extremas. Ele observa que é importante para o melhor desempenho das funções que o policial esteja com o moral elevado.

Além do deputado Pery Taborelli, que presidiu a sessão, estiveram presentes o deputado federal Rogério Galli, o secretário adjunto de Ações Integradas de Segurança Pública, coronel Raygino Setúbal, entre outras autoridades.

Trabalho da Rotam

São características da atuação dos policiais da Rotam o enfrentamento aos crimes mais complexos e de maior potencial ofensivo, como sequestros e assaltos com reféns. Também atuam em protestos e manifestações com confrontos, entre outras ocorrências de natureza criminosa.

Para tanto, além do curso de formação comum a todos aqueles que ingressam nos quadros da PM-MT, o policial passa por capacitações específicas, como Patrulhamento Tático e Operador Rotam, por exemplo.

Além das missões especiais, os policiais da Rotam estão nas ruas em ações cotidianas, principalmente nas áreas com maior incidência de crimes.

 


Fonte: Alecy Alves | PM-MT