DIÁLOGO

Servidores da região de Confresa participam de reunião sobre RGA com secretário de Gestão

Quarta-feira, 18 de maio de 2016 | Publicado às 20h00

A A

Servidores públicos estaduais residentes no município de Confresa (distante 1.160 km de Cuiabá) e região participaram na manhã desta quarta-feira (18) de uma reunião com o secretário de Estado de Gestão, Júlio Modesto. O objetivo da reunião foi apresentar informações sobre as condições financeiras em que o Estado se encontra e que no momento estão impedindo o pagamento do Reajuste Geral Anual (RGA) no âmbito do Poder Executivo. Modesto iniciou sua fala explicando a necessidade do Governo de se aproximar dos servidores e demonstrar pessoalmente os números que o Estado possui hoje, por isto está indo nos pólos levando os dados que já foram apresentados para os deputados estaduais e ao Fórum Sindical. "Esta é a primeira vez que o Estado vem até os seus servidores do interior para conversar, para mostrar os dados, para que vocês possam participar e fazer perguntas, tirar as dúvidas", enfatizou. De acordo com o gestor, todas as informações relativas à situação econômica e financeira de Mato Grosso foram coletadas, tabeladas e aprovadas pelos técnicos responsáveis das Secretarias de Fazenda (Sefaz), de Planejamento (Seplan) e de Gestão (Seges). "Todos são dados legítimos e reais, não há o que esconder e nem o que maquiar. Seria muita irresponsabilidade nossa brincar com o nosso bem mais precioso que é o servidor público estadual. Se tivéssemos como pagar o RGA em maio, assim o faríamos, mas se fizermos corremos o risco de atrasar o pagamento da folha", ressaltou Modesto. Conforme o secretário já havia afirmado em reunião anterior com servidores lotados na capital, a proposta do Governo estadual é apresentar uma proposta ao Fórum Sindical no mês de junho. "Apresentaremos uma proposta que seja exequível e que não fira o principal, que é o pagamento da folha em dia. A equipe da Câmara Técnica está verificando as possibilidades, vamos apresentar os números e fazer a proposta ao Fórum Sindical", completou. 

Ao final da apresentação, Modesto respondeu questionamentos feitos pelos servidores públicos e enfatizou que o Estado não fechou as negociações e que está trabalhando para reduzir os custos da "máquina" e para implementar e fazer crescer a receita.

No período da tarde, o secretário Modesto juntamente com a equipe técnica têm reunião com os servidores de Alta Floresta e região no auditório do Centro Cultural na Praça do Avião. Na quinta-feira (19), serão visitados os municípios de Barra do Garças (Auditório da Prefeitura Municipal) e Sinop (Auditório do Cefapro) e na sexta-feira (20), será a vez de Rondonópolis (Auditório da Escola Estadual Sagrado Coração de Jesus) e Tangará da Serra (Auditório da OAB Tangará da Serra). Na segunda-feira (23), a equipe estará no município de Cáceres, no auditório da Unemat.

Acompanham o secretário Júlio Modesto, o superintendente de Gestão de Pessoas da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), Otair Rodrigues Rondon Filho, e a equipe técnica da Seges.

Ciretran

Durante a reunião, uma servidora representante dos servidores do Ciretran/Confresa questionou o secretário Júlio Modesto sobre melhoria nas estruturas dos prédios de órgãos públicos existentes no interior do estado, em específico do Ciretran local. A servidora reclamou sobre a falta de água encanada na repartição devido à falta de reparo e manutenção na caixa d'água. Após a reunião, o secretário seguiu até a sede do Ciretran onde conversou com o coordenador Naber Adriano de Souza e constatou in loco a problemática. Modesto afirmou que irá encaminhar pessoalmente a demanda à presidência do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) para que as providências necessárias sejam tomadas o quanto antes e dentro das possibilidades do órgão.

 

 


Fonte: DANI DANCHURA - Seges/MT