Rede de Ouvidorias

CGE e MTI buscam referências no Paraná para modernizar sistema de Ouvidoria

Terça-feira, 03 de maio de 2016 | Publicado às 12h58

Como a Ouvidoria do Paraná também está organizada em rede, as funcionalidades da ferramenta se adequariam à realidade do Governo de Mato Grosso.

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A fim de buscar referências para a modernização do sistema informatizado de Ouvidoria do Governo de Mato Grosso, representantes da Controladoria Geral do Estado (CGE-MT) e da Empresa Mato-grossense de Tecnologia da Informação (MTI) estiveram na última semana no Paraná para conhecer o Sistema Integrado para Gestão de Ouvidoria utilizado pela Controladoria daquele Estado. 

Como a Ouvidoria do Paraná também está organizada em rede, as funcionalidades da ferramenta se adequariam à realidade do Governo de Mato Grosso. O funcionamento do sistema foi apresentado por técnicos da Empresa de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná (Celepar), responsável pelo desenvolvimento da ferramenta. 

Segundo o superintendente de Ouvidoria da CGE-MT, Christian Pizzatto de Moura, no processo de aperfeiçoamento, poderão ocorrer mudanças no portal de registro das manifestações do cidadão. Contudo, o principal objetivo é potencializar as funções de administração das demandas para subsidiar eventuais trabalhos de auditoria e de correição (responsabilização administrativa de servidores e fornecedores) da CGE, bem como a tomada de decisão pelos gestores das secretarias e entidades. 

O superintendente de Inteligência da CGE-MT, Anderlei Júnior de Campos Barbosa, destaca que também foram apresentadas as soluções de BI (Business Intelligence) que extraem informações gerenciais dos dados de Ouvidoria, com base nas diretrizes específicas da CGE-PR, para disponibilização aos gestores das Secretarias. 

Em 2016, foi incorporado à Ouvidoria Geral do Governo de Mato Grosso, sob a responsabilidade da CGE-MT, um setor de inteligência para ampliar a produção de informações gerenciais a partir das manifestações do cidadão sobre a aplicação dos recursos públicos agregadas aos bancos de dados do Estado de Mato Grosso. 

A ideia é que a atividade de Ouvidoria vá além do auxílio na resolução de demandas individuais apresentadas pelo cidadão. O desafio é que as manifestações da sociedade gerem indicadores de risco por meio do uso da tecnologia da informação e inteligência de negócios. 

Outras apresentações 

Na viagem ao Paraná, os superintendentes da CGE de Mato Grosso também visitaram a CGE-PR para conhecer as rotinas e a operacionalização tanto do Sistema Integrado para Gestão de Ouvidoria, quanto do Sistema Integrado de Avaliação de Controles (SIAC). 

Em relação ao SIAC, trata-se de ferramenta avaliação de controles com base no preenchimento de formulário pelo agente de controle interno das secretarias e entidades. O sistema permite a devolução para esclarecimentos, encaminhamento aos gestores para justificar ou propor ações de regularização das falhas de controle. 

O sistema já possui aproximadamente 500 quesitos de controle que compõem diversos formulários aplicados quadrimestralmente. O resultado desse fluxo é apresentado aos TCE-PR nas contas anuais das secretarias, inclusiva com a devida indicação de eventual ausência de resposta ou não cumprimento de providências comprometidas. 

Os técnicos da CGE-PR apresentaram ainda outras soluções tecnológicas integradas aos sistemas de gestão e execução das atividades administrativas e finalísticas do Estado do Paraná, como a "Rede Executiva", um painel destinado aos gestores das diversas áreas com informações gerenciais obtidas pela integração de sistemas corporativos. 

Trata-se de ferramenta nos moldes do Observatório de Gestão, sob a coordenação da Secretaria de Estado de Planejamento (Seplan), e do Monitoramento Inteligente de Riscos e Auditoria, sob a gestão da CGE-MT. 


Fonte: Ligiani Silveira | CGE-MT