MOBILIDADE URBANASecopa licita primeira grande obra no corredor da Miguel SutilQuarta-feira, 09 de novembro de 2011 | Publicado às 17h58O Governo do Estado, por meio da Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo 2014 (Secopa), dá o pontapé para a primeira grande obra estruturante no corredor da avenida Miguel Sutil. Foi publicada no Diário Oficial do dia oito de novembro a concorrência pública para a obra da "Trincheira Mário Andreazza". A obra está localizada na interseção da avenida Miguel Sutil com a avenida Círiaco Cândia, nos bairros Santa Isabel e Cidade Verde, em Cuiabá. A trincheira da Mário Andreazza faz parte do plano B de locomoção entre aeroporto (arena e aeroporto) rede hoteleira. A avenida Círiaco Cândia se encontra com a Miguel Sutil e para que os veículos trafeguem no sentido à esquerda se fez necessário a construção de uma nova alternativa sob a pista existente. Atualmente não existe a opção para quem quer retornar à esquerda exatamente no sentido da Arena Pantanal, centro da cidade, saída para Chapada dos Guimarães e outros destinos. "A principal avenida para saída do aeroporto é a FEB, mas caso haja algum incidente e ela seja bloqueada é preciso este "plano B" para os dias de jogo. O caminho secundário oferecido é a Estrada da Guarita, que termina na Mário Andreazza, por isso estamos duplicando ambas. Essa região de Várzea Grande receberá milhares de unidades residenciais e a via contribuirá para a redução do tráfego de veículos pesados no centro", afirmou Eder Moraes. É uma obra que tem a extensão de 379,35 metros e a conclusão está prevista para 210 dias a partir da ordem de serviço. É uma obra que facilitará também o acesso ao Centro de Treinamento de Várzea Grande e também ao novo terminal de integração da cidade, que a Prefeitura planeja construir em frente à empresa Coca-Cola. O investimento tornou-se um dos principais projetos não só pela necessidade de criar alternativas viáveis para o trânsito durante o Mundial, mas também pelo aumento do fluxo de veículos decorrente do crescimento das duas cidades na última década. A densidade populacional está crescendo na região, onde moram cerca de 25 mil pessoas. Além do fluxo de veículos particulares, é necessário uma via que atenda a contento a demanda do transporte coletivo. A Prefeitura prevê que a criação de cinco mil novas unidades habitacionais na região elevará expressivamente o número de moradores da área. "Temos uma projeção de que em 10 anos o número de moradores chegará a 100 mil. A intervenção nesta localidade é um projeto que faz parte do nosso Plano Diretor e há muitos anos tentamos viabilizá-lo", destacou o titular da Agência Municipal de Habitação, Regularização Fundiária e Desenvolvimento Urbano de Várzea Grande, Aparecido Reginaldo Rodrigues. O corredor Mário Andreazza atenderá a população de mais de 50 bairros de Várzea Grande. Fonte: CIRLENE LOPES/KEITY ROMA - Assessoria/Secopa-MT |