Escola de Governo

Servidores da Seges concluem curso de Liderança e Coaching

Terça-feira, 23 de fevereiro de 2016 | Publicado às 15h26

O objetivo foi ensinar os servidores a liderar utilizando o coaching como ferramenta de desenvolvimento humano.

A A

Servidores da Secretaria de Estado de Gestão (Seges) concluíram na última sexta-feira (19) o curso “Programa de Liderança e Coaching para gestores públicos do Poder Executivo Estadual”, promovido pelo órgão por meio da Superintendência de Escola de Governo. Eles apresentaram os resultados do “Plano de Ação de Liderança e Coaching”. O objetivo foi ensinar os servidores a liderar utilizando o coaching como ferramenta de desenvolvimento humano.

O curso foi divido em quatro módulos: “I O que é coaching”; “II Auto Conhecimento”; “III Liderança” e “IV Líder Coach”. Como trabalho de encerramento de todos os módulos, os servidores desenvolveram um “Plano de Ação de Liderança e Coaching” para trabalhar com suas equipes, multiplicar os conhecimentos e resolver questões do setor. Os gestores que ocupam cargos na Superintendência de Gestão de Pessoas (SGP) e na Superintendência de Desenvolvimento Organizacional (SDO) da Seges foram o público alvo.

Para o superintendente de Gestão de Pessoas, Ronaldo Silva, o curso ajudou a solucionar várias questões no setor. “O programa veio impulsionar a vencer, se chegar algum gerente ou coordenador desmotivado, eu os impulsiono a vencer”, enfatizou.

Segundo a coordenadora de Consignados, Fatima Bonfim, o curso trouxe uma riqueza de convivência e união com colegas da Secretaria. “Desde o primeiro dia de curso, vi a união dos colegas e não podemos perder essa riqueza de troca de conhecimentos”.

A instrutora da capacitação foi a servidora pública Tatiane Barbieri, graduada em Coaching, capacitada como Leader Coach e Analista Comportamental com experiência internacional na área. Ela ressaltou que o profissional de coaching pretende preparar as pessoas para que elas alcancem as suas metas e por consequência se sinta realizadas. “No Estado não temos apenas recursos humanos e sim um capital humano, que é precioso”, afirmou.

O secretário adjunto de Gestão de Pessoas da Seges, Joelson Matoso, reforçou a importância de trazer para o Estado este perfil profissional. “O Estado só tem a ganhar com essa nova aquisição, que vai trazer resultados positivos para o desenvolvimento do nosso pessoal”, concluiu.


Fonte: Laura Gonçavles | Seges-MT