Capacitação

Analistas Comportamentais irão mapear perfis dos gestores

Terça-feira, 23 de fevereiro de 2016 | Publicado às 15h20

O curso foi realizado entre os dias 15 e 17 de fevereiro na Superintendência de Escola de Governo.

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Cerca de 20 servidores públicos selecionados para atuarem como Analistas Comportamentais receberam treinamento e capacitação para iniciarem o mapeamento de perfil comportamental de mil gestores públicos de nível tático e operacional do Poder Executivo. O curso foi realizado entre os dias 15 e 17 de fevereiro na Superintendência de Escola de Governo. O objetivo é cumprir uma das metas do Acordo de Resultados da Secretaria de Estado de Gestão (Seges), que consiste em desenvolver o Programa de Desenvolvimento Gerencial (PDG).

A capacitação foi realizada em parceria com a empresa Ólami, que tem expertise em pessoas e recursos humanos e utilizou a ferramenta Sedisc, uma metodologia que permite identificar ambientes que facilitam a adaptação da pessoa com base em seus padrões de interação básicos. Outra parceria realizada foi com a editora Cengage Learning, presente em cinco continentes, 140 países e com mais de 36 selos editoriais.

O secretário adjunto de Gestão de Pessoas da Seges, Joelson Matoso, destacou a importância de capacitar principalmente os gerentes para o serviço público na gestão por resultados. “Existem aptidões e comportamentos. Podemos treinar alguém que não tenha aptidão para determinada função, ela vai desenvolver, mas empreenderá um esforço maior. Nós queremos identificar as pessoas com aptidões. O intuito é sermos mais assertivos, e cada analista será um facilitador deste processo implementando esta ferramenta em nível gerencial”, ressaltou.

Para a coordenadora de Gestão de Pessoas do Detran, Vânia Queiroz, que participou da capacitação e treinamento, a ferramenta é muito importante, pois trará mais eficiência e eficácia. “Na prática vamos identificar os pontos fortes e fracos, apresentar condições para desenvolver as capacidades de acordo com a função a ser desempenhada, objetivando maior eficiência e eficácia. Este processo de análise propõe melhoria dos resultados entregues à sociedade”, esclareceu.


Fonte: Laura Gonçavles | Seges-MT