A3P

Seges adere à Agenda Ambiental na Administração Pública

Segunda-feira, 01 de fevereiro de 2016 | Publicado às 20h00

A A

Dani Danchura - Seges/MT

Pensar melhor as políticas e planos de racionalização do uso dos recursos naturais por meio da mudança cultural nos hábitos pessoais, começando pelo ambiente de trabalho. Com este objetivo a Secretaria de Estado de Gestão (Seges) já aderiu à Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P), um programa federal, de adesão voluntária, criado pelo Ministério do Meio Ambiente e que no Estado está sendo coordenado pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema).

A última reunião da Comissão Gestora Interna da Seges, composta por 15 membros e seis colaboradores, foi realizada na quinta-feira (28) na Secretaria Adjunta de Patrimônio e Serviços da Seges. O objetivo foi dar continuidade ao levantamento do diagnóstico realizado na secretaria, a fim de direcionar a melhor medida a ser implantada no órgão por meio do resultado apresentado e de acordo com a necessidade da pasta.

Os membros da Comissão Interna foram formados através da Portaria Seges 078/2015, onde irão promover a Responsabilidade Socioambiental como política governamental, auxiliando e orientando junto aos setoriais que praticar a sustentabilidade são adotar novos hábitos, consciente de que cada escolha que fazemos tem impacto no meio ambiente e em nossa qualidade de vida.

A proposta da reunião foi validar as informações e inserir sugestões no documento que será finalizado para a oficina das comissões das secretarias, que acontecerá em fevereiro.

De acordo com a coordenadora de serviços da Secretaria Adjunta de Patrimônio e Serviços, Fabiane Lopes, que está a frente da Comissão Interna, a A3P se tornou um Programa de extrema importância para Administração Pública, pois contribui para o enfrentamento questões ambientais, criando idéias que repensem os padrões atuais de produção e consumo. "Diante disso, surgiu à necessidade de implantar iniciativas e desenvolver programas e projetos para adoção de uma Política de Responsabilidade Socioambiental na Secretaria de Estado de Gestão", completou.

Para implantar a A3P existem alguns passos a serem percorridos e atividades que auxiliam na sua implantação. O primeiro foi à criação da Comissão da A3P envolvendo servidores de diferentes setores da instituição, com o objetivo de obter apoio multi-setorial no acompanhamento dos projetos e atividades. O segundo passo foi a realização do diagnóstico situacional para identificar os impactos dos bens de consumo e seus pontos críticos, avaliando os desperdícios gerados e, assim, estabelecer as estratégias de atuação.

Para Fabiane, nessa nova disposição institucional, a A3P passou a ser uma das principais ações da Secretaria de Estado de Gestão para proposição e estabelecimento de um novo padrão de responsabilidade nas atividades econômicas na gestão pública que englobe a gestão ambiental, social e econômica. "O consumo sustentável é indispensável neste novo cenário e o sucesso das transformações que estão por vir depende de todos nós, e o setor público pode contribuir promovendo a responsabilidade socioambiental e respondendo às expectativas sociais", finalizou.

Oficina

A primeira Oficina A3P será realizada pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) nos dias 2 e 3 de fevereiro, das 8h30 às 18h, na Arena Pantanal, na sala Juíza. O objetivo é fortalecer as comissões e promover um entendimento entre a equipe de trabalho.

As aulas serão ministradas pelo professor e leader coach, Luciano Zanquetta, que possui pós-graduação em gestão estratégica pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e formação em análise comportamental e análise feedback 360° pelo Instituto Brasileiro de Coaching e Faculdade Monteiro Lobato (IBC).

 


Fonte: Dani Danchura / Daffiny Delgado - Seges/MT