BALANÇO 2015

Ouvidoria fecha ano com 703 atendimentos solucionados

Terça-feira, 29 de dezembro de 2015 | Publicado às 17h43

O número de demandas recebidas de março a dezembro deste ano foi de 796, hoje temos apenas 73 atendimentos já agendados e pré-solucionados

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A ouvidoria da Secretaria de Gestão de Mato Grosso registrou, de março a dezembro deste ano, 796 atendimentos originários de lugares de todo o Brasil, uma média de 99,5 atendimentos ao mês. Deste total, 685 foram do próprio Estado e 111 vindas de outros 16 estados brasileiros. A maior parte deles foi para pedidos de informações sobre os serviços oferecidos pela pasta.

Segundo a ouvidora setorial da Seges, Marciara Pedroso, os atendimentos principais giram em torno da emissão de Certidões por Tempo de Contribuição e andamento do processo de aposentadoria. O tempo estipulado para resolver esse tipo de demanda, desde que todos os documentos necessários estejam em dia, é de cinco dias.

“Temos uma planilha de atendimento na Ouvidoria, para termos total controle desses dados. Nela, são estipulados o tempo de resposta ao ouvidor. O resultado é uma resposta muito mais rápida e eficaz aos servidores”, afirmou.

Do total de 796 demandas recebidas neste período, 703 foram solucionadas e as demais seguem em andamento, estando já agendados ou pré-solucionados.

Ainda segundo ouvidora, o número de elogios recebidos por parte do atendimento da ouvidoria tem sido gratificante. “É um serviço que você tem que fazer com amor e com dedicação, independente de quem esteja do outro lado da linha. Até porque, quando a pessoa liga, é porque está precisando, então é extremamente gratificante você fazer um trabalho e receber a gratificação disso todos os dias. Isto mostra que a ouvidoria está tendo resultados”, finalizou Marciara.

Ouvidoria do Estado

Desde janeiro de 2011, a Ouvidoria passou a ser uma das funções de controle interno do Poder Executivo de Mato Grosso.  Com a implantação do sistema, a intenção não é apenas ouvir mas fundamentalmente, tratar as informações e gerar diagnósticos com a opinião da sociedade. Assim como ampliar os canais de comunicação para subsidiar a tomada de decisão pelo gestor contribuindo com a elevação do nível de transparência do Governo e estimulando o controle social.

Os atendimentos da Ouvidoria Geral do Estado estão tipificados como: informações, solicitações, reclamação, sugestão, denúncia e elogio. As atividades da Ouvidoria Geral são desenvolvidas de forma descentralizada, por meio de uma Rede de Ouvidores que atua em todas as secretarias e entidades da administração direta e indireta do Poder Executivo Estadual.


Fonte: Assessoria Seges/MT